Portalegre foi elevada à categoria de cidade em 23 de maio de 1550, através de carta régia do rei D. João III. Este marco histórico ocorreu após a criação da Diocese de Portalegre em 1549, por bula do Papa Paulo III, desmembrando-a da Diocese da Guarda.

A elevação a cidade refletiu a crescente importância administrativa, económica e religiosa de Portalegre no século XVI. Na época, a cidade destacava-se pelo volume de receitas fiscais, especialmente sobre as judiarias, sendo comparável ao Porto e apenas superada por Lisboa, Santarém e Setúbal.

Hoje, 475 anos depois, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, deseja um ótimo feriado a todos munícipes de Portalegre!