Aprovado no âmbito do Programa INTERREG SUDOE 2021-2027, o Projeto SharedH2 é coordenado pelo Instituto Tecnológico de Castilla y León (Espanha), contando ainda com vários parceiros portugueses, espanhóis e franceses (de entre os quais a AREANATejo). Com a duração de 36 meses, tem como objetivo principal aprofundar o conhecimento técnico e científico do setor do hidrogénio e, no seu âmbito, testará soluções inovadoras desenvolvidas conjuntamente, através da implementação de açõespiloto para a geração de hidrogénio renovável a partir de energia fotovoltaica para implementação em setores como o dos transportes.
Neste âmbito, a AREANATejo encontra-se a planear o desenvolvimento e implementação de um mini-laboratório demonstrativo, que tem como propósito o estímulo de um ambiente de aprendizagem sobre a implementação do hidrogénio verde na área de intervenção Alto Alentejo. Este minilaboratório será implementado pela AREANATejo em conjunto com o Instituto Politécnico de Portalegre e deverá demonstrar todo o ciclo do hidrogénio renovável, incluindo:
Captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos;
Produção de hidrogénio por eletrólise utilizando energia renovável;
Armazenamento seguro do hidrogénio para utilização posterior;
Aplicação prática, com destaque para o setor dos transportes, nomeadamente uma
bicicleta movida a hidrogénio.
Peça central do mini-laboratório foi a aquisição de uma bicicleta movida a hidrogénio, que se apresenta como a primeira bicicleta elétrica alimentada por célula de combustível no mercado, fornecida pela empresa francesa Pragma Industries, que utiliza uma célula de hidrogénio para gerar eletricidade.
Com uma eficiência e competitividade únicas, a bicicleta NEO estabelece um novo padrão para a mobilidade sustentável. Possui um design inovador e tecnologia avançada, que fazem dela a escolha perfeita para os utilizadores que procuram um transporte amigo do ambiente. A bicicleta NEO 2024 não possui lítio no seu sistema, é de fácil manutenção e é recarregada em 2 minutos, utilizando uma estação de abastecimento adequada. A bicicleta tem uma autonomia de 150 kms, uma potência de 250 W e 30kg de peso. Possui uma carga de hidrogénio de 63g, um depósito de 3 litros e iluminação LED com alimentação automática à frente.
Esta bicicleta a hidrogénio será utilizada pela AREANATejo e pelo Instituto Politécnico de Portalegre (mais concretamente, o seu Centro VALORIZA) para fins de demonstração, formação e sensibilização da comunidade. O objetivo é contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável, permitindo a divulgação e promoção do hidrogénio como solução energética, através do estímulo e aplicação de tecnologias emergentes, contribuindo para a maximização da participação renovável no sistema energético nacional.
Saiba mais sobre o Projeto SharedH2.
