O Edifício Central do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor recebeu esta quinta-feira, 10 de julho, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA. O principal destaque surge no âmbito do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, nomeadamente a adjudicação do projeto para a Nova Aldeia do Pisão, com um valor de cerca de 1,5 milhões de euros.
Para além desta aprovação, foi apresentado o ponto de situação dos trabalhos que envolvem a Barragem do Pisão. Nesse ponto da ordem de trabalhos, representantes do consórcio que está a desenvolver o Estudo de Viabilidade Económica e Financeira, apresentaram as várias opções para o modelo de gestão do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato.
Ao nível da educação e com o objetivo de preparar o próximo ano letivo, os autarcas aprovaram a abertura do procedimento no âmbito do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar do Alto Alentejo – Atividade 3, para aplicação da metodologia Ubuntu. Inspirada pela filosofia com o mesmo nome, este programa assenta num conceito de origem africana traduzido pela expressão “eu sou porque tu és; eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”. Neste âmbito, foi também apresentado o Plano de Educação Ambiental Intermunicipal, que será implementado nas escolas do Alto Alentejo no próximo ano letivo, com o apoio da nova mascote da CIMAA, o Reciclete.
Os Municípios do Alto Alentejo, através da CIMAA, assumiram uma tomada de posição conjunta, na qual sublinharam a sua preocupação face às sucessivas dilações no processo de renovação das concessões de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. Com a mesma, esperam influenciar o futuro modelo da concessão, com o objetivo de garantir garantindo receitas justas, redes modernas e o equilíbrio territorial essencial para o Alto Alentejo.
Antes da ordem de trabalhos, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), Miguel Lopes, fez o balanço de seis meses de mandato perante os autarcas.
Por último, mas não menos importante, os autarcas aprovaram um voto de pesar pelo falecimento de António José de Bastos Leitão, o primeiro Presidente da Assembleia Municipal do Crato no pós-25 de abril e, mais tarde, Presidente da Câmara Municipal do Crato entre 1982 e 1993.