Área De Intervenção​​

Cultura e Desporto

btt

A área de Desporto da CIMAA é caracterizada por desenvolver inúmeras atividades em conjunto com os Municípios Associados, tentando levar as boas práticas, normas, valores e atitudes a toda a população do Alto Alentejo. Os dois grandes projetos que desenvolvemos são os Jogos do Alto Alentejo e o Circuito de BTT do Alto Alentejo.

Embora bastante distintos, ambos contribuem para promoção do Desporto na nossa região, não esquecendo como é claro, as atividades para pessoas séniores, pessoas com deficiência, as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico e todas as outras que por qualquer motivo gostam de prática desportiva, referindo apenas o primeiro projeto.


O BTT do Alto Alentejo destina-se à prática de BTT na modalidade de XCO, estando as provas deste circuito inseridas no calendário regional da Associação de Ciclismo de Santarém.

Projetos

cultura em rede

Programação Cultural em Rede

Designação do projeto | Programação Cultural em Rede Código do projeto | ALT20-08-2114-FEDER-000284 Objetivo principal | Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência

Ler Mais »

Notícias

Boccia (5)

JAA’24 – Nova jornada de desporto passa pelo Alter do Chão, Fronteira, Marvão e Portalegre

Entre sexta-feira (12 de abril) e domingo (14 de abril) os centenas de norte-alentejanos caminharam pela sua saúde em Alter do Chão e Marvão, outros pedalaram pelas magnificas paisagens da nossa região em Fronteira e, na sua vertente mais inclusiva, os utentes de várias instituições do Alto Alentejo, participaram na jornada inaugural de boccia, um desporto de precisão, praticado num espaço interior, em que são lançadas bolas, seis de cor azul e seis de cor vermelha, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “bola alvo”.

Ler Mais »
Futebol 7 - Crato (7)

JAA’24 – Crato recebe Futebol de 7 (Fase Distrital)

Chegou a vez de entrar em campo o desporto-rei! O Estádio Municipal do Crato recebeu no passado sábado, 6 de abril, as equipas para disputarem Futebol de 7 (Veteranos Não-Federados). Num dia pautado pela animação, os três apurados foram as equipas dos seguintes concelhos: Crato, Avis e Elvas.

Ler Mais »
jaa_abertura20241

Animação e convívio no “pontapé-de-saída” dos JAA’24

Está em curso a 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), a iniciativa desportiva com uma marcada vertente social e cultural, que envolve esta região num saudável espírito competitivo em mais de 20 modalidades, divididas pelos concelhos do Alto Alentejo. A cerimónia de abertura decorreu no sábado, 24 de fevereiro, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, e nem a chuva que teimava em aparecer – a espaços –, demoveu representantes e técnicos dos municípios, bem como autarcas, de marcar presença nesta autêntica celebração desportiva.

Ler Mais »
RIBAA_reuniao_trabalho

RIBAA – Reunião de trabalho com a DGLAB no Auditório da CIMAA

O Auditório da CIMAA recebeu na sexta-feira, 9 de fevereiro, uma reunião de trabalho entre os técnicos dos municípios do Alto Alentejo e a Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com vista à preparação de documentação relativa à Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA).

Ler Mais »
reuniao_jaa24

Reunião para preparar e definir os últimos pormenores da próxima edição dos Jogos do Alto Alentejo 2024

A 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA) está mesmo aí à porta e, nesse sentido, realizou-se na passada sexta-feira, na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), uma reunião de preparação entre o técnico responsável pela organização das JAA’24, Duarte Claudino, e os técnicos dos municípios que integram esta iniciativa, que já é uma tradição do nosso distrito.

Ler Mais »

Setembro cheio de Jogos do Alto Alentejo

Com o fim de agosto e a chegada de setembro regressam também as atividades previstas no calendário dos XX Jogos do Alto Alentejo e Jogos do Alto Alentejo adaptados. Depois de uma merecida pausa para férias, na qual muitos atletas aproveitaram para recarregar baterias e rever as suas famílias, o calendário de setembro será intenso.

Ler Mais »