Comunicação

Notícias

veiculo_isuzu_gtfi (1)
Geral

CIMAA reforça frota automóvel do Gabinete Técnico Florestal

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) procedeu à aquisição de uma nova viatura que vem reforçar a sua frota automóvel, neste caso, ficando designada ao Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI). O objetivo passa por melhorar as condições de trabalho a quem, diariamente, presta um serviço no domínio da prevenção e defesa da floresta, imprescindível para o nosso Alto Alentejo.

Ler Mais »
acordosdecolaboracao_evora (6)
Geral

CIMAA presente em assinatura e homologação de acordos com vista à criação de novos cursos profissionais no Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada durante a tarde de terça-feira, 12 de março, no auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Alentejo, em Évora, onde decorreu a Cerimónia de Assinatura e Homologação de Acordos de Colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. e o Ministério da Educação, com vista ao desenvolvimento de formação profissional nos estabelecimentos de ensino, no âmbito da medida “Aprendizagem”.

Ler Mais »
CIMAA em São Tomé (1)
Geral

CIMAA representada em visita de trabalho a São Tomé e Príncipe

A convite da Associação para o Desenvolvimento Em Espaço Rural do Norte do Alentejo (ADER-AL), a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada numa visita de trabalho, durante a última semana em São Tomé e Príncipe, juntamente com a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL).

Ler Mais »
pr_gaviao25deabril
Geral

Alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Básico do Alto Alentejo escrevem sobre a Revolução dos Cravos

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a sua Assembleia Intermunicipal, estão a desenvolver, em parceria com a Fábrica de Histórias da Associação Cabeçudos, um projeto de criação de um livro ilustrado da autoria de 600 alunos dos 3º e 4º anos dos agrupamentos dos 15 municípios do Alto Alentejo.

Ler Mais »
procedimento concursal ilustrativa
Geral

Abertura de Procedimento Concursal – Técnico Superior de Engenharia Geográfica

Abertura de procedimento concursal com vista ao recrutamento de um Técnico Superior, na área da Engenharia Geográfica, em regime de contrato de trabalho em Funções Públicas por termo resolutivo incerto, na carreira/categoria nos termos do disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 30.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20/6 na sua atual redação, e artigo 11.º da Portaria n.º 233/2022, 9/9.

Ler Mais »
CIMAA
Geral

Projeto Rural MED Mobility em destaque na imprensa especializada

Ao longo das últimas semanas, as revistas “Sustentável” e “SmartCities – Cidades Sustentáveis” deram destaque ao projeto “Rural MED Mobility”, que integra 13 parceiros de oito países europeus, entre os quais a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo.

Ler Mais »
ResistCIMAA3
Geral

Formação do programa “ReSist” decorreu no auditório da CIMAA

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu na última sexta-feira, 1 de março, os técnicos dos Municípios que a integram para uma sessão subordinada ao tema “Cidades Mais Resilientes aos Sismos”, promovido pelo Programa “ReSist” – Resiliência Sísmica e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Ler Mais »
Geral

BTL’24 – Cinco dias de promoção do território com balanço positivo

Terminou no dia 3 de março, mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos eventos mais importantes no panorama turístico do nosso país no qual participaram cerca de 450 expositores e 85 destinos internacionais. Também a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e os 15 municípios do nosso território, inseridos na dinâmica da Turismo do Alentejo – ERT, marcaram presente neste evento.

Ler Mais »
CIMAA
Geral

Reunião sobre a temática do combate à pobreza no Alto Alentejo na CIMAA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), recebeu na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, a Coordenação Nacional da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENPC), com objetivo de procurar dinâmicas socioeconómicas do território do Alto Alentejo, de forma e garantir o compromisso com os objetivos e metas da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, em todas as suas formas e dimensões, em situação de vulnerabilidade.

Ler Mais »
jaa_abertura20241
Geral

Animação e convívio no “pontapé-de-saída” dos JAA’24

Está em curso a 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), a iniciativa desportiva com uma marcada vertente social e cultural, que envolve esta região num saudável espírito competitivo em mais de 20 modalidades, divididas pelos concelhos do Alto Alentejo. A cerimónia de abertura decorreu no sábado, 24 de fevereiro, no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, e nem a chuva que teimava em aparecer – a espaços –, demoveu representantes e técnicos dos municípios, bem como autarcas, de marcar presença nesta autêntica celebração desportiva.

Ler Mais »
CIMAA
Geral

Formação ReSist para técnicos dos Municípios que integram CIMAA

Numa iniciativa levada a cabo em articulação com o Município de Lisboa e a equipa do Programa ReSist, o auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), irá receber no próximo dia 1 de março, sexta-feira, uma sessão que visa capacitar os técnicos das autarquias para a temática da resiliência sísmica através de uma ação de formação dirigida a técnicos na área do Planeamento, Gestão Urbanística e Obras Municipais.

Ler Mais »
crialt_campomaior2
Geral

Inovação Regional – CRIAlt reuniu em Campo Maior

O Auditório do Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada de Campo Maior acolheu na segunda-feira, 19 de fevereiro, uma reunião do Conselho Regional de Inovação do Alentejo (CRIAlt), do qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) faz parte, fazendo-se representar pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário, e pelo 1.º Secretário Executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro.

Ler Mais »
pmac_reuniao2
Geral

Planos Municipais de Ação Climática discutidos em reunião na CIMAA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) irá, em coordenação com os municípios que a constituem, elaborar Planos Municipais de Ação Climática (PMAC), de modo a torna-los mais resilientes às alterações climáticas. Foi nesse sentido que se realizou hoje, 20 de fevereiro, a primeira reunião de trabalho no auditório da CIMAA, palestrada por uma equipa da Sociedade Portuguesa de Inovação e com a presença de técnicos dos Municípios do Alto Alentejo.

Ler Mais »
BTL'24
Geral

CIMAA estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa!

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) volta a marcar presença na da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos eventos mais importantes do contexto turístico e económico do nosso país. Tal como em edições anteriores, estaremos representados com stand próprio e com um objetivo na bagagem: a promoção do território do Alto Alentejo e a sua diversidade de patrimónios, ideal para turistas nacionais e internacionais.

Ler Mais »
workshop_alimenta_sa
Geral

Workshop do projeto “Alimenta Sã” na EHT de Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) é uma das entidades parceiras do projeto “Alimenta Sã”, e foi nessa condição que esteve representada no seu mais recente workshop: “Dicas e truques para uma alimentação saudável – Afinal… Somos o que comemos”, que decorreu na passada quinta-feira, 8 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Ler Mais »
RIBAA_reuniao_trabalho
Geral

RIBAA – Reunião de trabalho com a DGLAB no Auditório da CIMAA

O Auditório da CIMAA recebeu na sexta-feira, 9 de fevereiro, uma reunião de trabalho entre os técnicos dos municípios do Alto Alentejo e a Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com vista à preparação de documentação relativa à Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA).

Ler Mais »
procedimento concursal ilustrativa
Geral

Abertura de Procedimento Concursal – Cinco Técnicos Superiores

Abertura de procedimento concursal com vista ao recrutamento cinco técnicos superiores para a Estrutura Técnica de Gestão e Execução do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de fins múltiplos do Crato, em regime de contrato de trabalho em Funções Públicas por termo resolutivo incerto, na carreira/categoria nos termos do disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 30.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20/6 na sua atual redação, e artigo 11.º da Portaria n.º 233/2022, 9/9.

Ler Mais »
ci_monforte_fev2024 (1)
Geral

Monforte acolhe a reunião do Conselho Intermunicipal de fevereiro

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou ontem, 8 de fevereiro, a segunda Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal deste ano, desta vez no concelho de Monforte, mais concretamente no Museu Monforte Sacro, um equipamento cultural com cerca de 16 mil azulejos do século XVIII em exposição, que retratam a vida da rainha Santa Isabel.

Ler Mais »
reuniao_jaa24
Geral

Reunião para preparar e definir os últimos pormenores da próxima edição dos Jogos do Alto Alentejo 2024

A 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA) está mesmo aí à porta e, nesse sentido, realizou-se na passada sexta-feira, na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), uma reunião de preparação entre o técnico responsável pela organização das JAA’24, Duarte Claudino, e os técnicos dos municípios que integram esta iniciativa, que já é uma tradição do nosso distrito.

Ler Mais »
passes_gratuitos_escolas_entidades (2)
Geral

Estabelecimentos de Ensino, Entidades de Formação e de Cariz Social do Alto Alentejo esclareceram dúvidas relativas à medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes”

Foi na manhã desta sexta-feira, 2 de fevereiro, que os estabelecimentos de ensino, agrupamentos de escolas, entidades de formação e de cariz social do distrito de Portalegre participaram numa sessão de apresentação e esclarecimento de dúvidas relativa à implementação da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” no Alto Alentejo, cumprindo o disposto na Portaria nº7-A/2024, de 5 de janeiro.

Ler Mais »
Geral

“Inovação Social” debatida em conferência na ESECS

O Laboratório de Inovação Social do Alentejo (LISA) promoveu, nos dias 30 e 31 de janeiro, a conferência “Inovação Social: Um Desafio Emergente”, que contou com uma panóplia de debates que se focaram, sobretudo, no contexto social do nosso território, discutindo temas que estão na ordem do dia, como o abandono escolar, as correntes migratórias que se fixam no nosso país, ou a promoção de um envelhecimento ativo.

Ler Mais »
Geral

Medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” alvo de sessão de esclarecimentos no Auditório da CIMAA

A manhã desta sexta-feira, 26 de janeiro, foi marcada por uma sessão de esclarecimentos, realizada no Auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), relativa à implementação da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” no Alto Alentejo, que vem alterar o paradigma da utilização dos transportes públicos para passageiros entre os 4 e os 23 anos (inclusive), cumprindo o disposto na Portaria nº7-A/2024, de 5 de janeiro.

Ler Mais »
Fogo Controlado (ilustrativa)
Geral

CIMAA participa em ação de fogo controlado na Serra de São Mamede

A Brigada N.º 2 de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e o técnico do Gabinete Florestal Intermunicipal, participaram ontem, 25 de janeiro, no apoio a uma ação de fogo controlado em pinhal-bravo na Serra de São Mamede, Portalegre. O fogo controlado é uma técnica normalmente utilizada com o objetivo de gerir a vegetação, de forma a reduzir o risco e a severidade dos incêndios.

Ler Mais »
Geral

Passes Gratuitos para Jovens Estudantes no Alto Alentejo

A entrada em vigor da Portaria nº7-A/2024, de 5 de janeiro, vem definir as condições de atribuição de passes gratuitos para jovens estudantes – dos 4 aos 23 anos, inclusive – bem como os procedimentos relativos à sua operacionalização.

Consulte toda a informação de forma detalhada através da infografia que preparámos para si!

Ler Mais »
Geral

Novo Pacto Verde: Envolvimento da população nas decisões ambientais do distrito

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve presente ontem, 23 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em Évora, onde participou ativamente na digressão nacional de participação pública para a definição das prioridades de investimento público ambiental nacional para os próximos anos, o “Novo Pacto Verde”.

Ler Mais »
Geral

CIMAA integra o projeto RuralMed Mobility – Cidades mais sustentáveis

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) é uma das entidades que integra o projeto RuralMed Mobility, que visa a promoção da adaptação às alterações climáticas e de cidades mais sustentáveis, em estreita colaboração com a AREANATejo. Com uma duração de 33 meses e um orçamento de 180.885,00€, este projeto conta ainda com parceiros da Croácia, Grécia, Itália, Eslovénia, Bulgária e Espanha.

Ler Mais »
barragem_do_pisao_banner
Geral

Barragem do Pisão avança para transformar o futuro do Alto Alentejo

O projeto do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (EAHFM do Crato), também conhecido por Barragem do Pisão, tem por objetivo assegurar uma solução integrada que garanta, de forma sustentada, o abastecimento público de água, o estabelecimento de uma nova área de regadio e a produção de energia a partir de fontes renováveis que contribuam para a transição energética, contribuindo para o desenvolvimento económico na região do Alto Alentejo.

Ler Mais »
Geral

Évora recebe tour de participação pública com a presença da CIMAA

No âmbito do processo de criação da futura Estratégia Nacional de Investimento Verde, designada de Novo Pacto Verde (NPV), a Secretaria Geral do Ambiente, Fundo Ambiental e em parceria com a Câmara Municipal de Évora e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo e Alentejo Central, ocorrerá na Sede da CIMAC, no próximo dia 23 de Janeiro.

Ler Mais »
Geral

CIMAA participa no Encontro Nacional “Transferência de Competências – Ação Social – Municípios, Perspetivas e Novos Desafios”

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou no encontro nacional “Transferência de Competências – Ação Social – Municípios, Perspetivas e Novos Desafios”, que se realizou no passado dia 9 de janeiro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Este acontecimento surge no âmbito da comemoração do primeiro ano de descentralização de competências e juntou responsáveis pelas áreas sociais, bem como autarcas de todo o país.

Ler Mais »
Geral

CIMAA realiza primeiro Conselho Intermunicipal de 2024

Realizou-se hoje, no concelho de Marvão, a primeira Reunião ordinária de Conselho Intermunicipal da CIMAA do ano de 2024. De entre os assuntos analisados e deliberados damos destaque à aprovação da proposta submetida pela Assembleia Intermunicipal relativa às comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Ler Mais »
Geral

Reunião Técnica da CSRGIFR no Auditório da CIMAA

Realizou-se na quarta-feira, 10 de janeiro, a 7.ª Reunião Técnica da Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo (CSRGIFR), que decorreu no Auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Ler Mais »
Geral

CIMAA representada na conferência sobre mobilidade

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foi representada na conferência “Contratos de Serviço Público de Passageiros de 1.ª Geração – Balanço e Futuro”, que decorreu ontem, 9 de janeiro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.

Ler Mais »
mensagem_de_ano_novo_pci (1)
Geral

Mensagem de ano novo do PCI aos funcionários da CIMAA

Realizou-se ontem nas instalações da CIMAA uma reunião de equipa, na qual o Secretário Executivo e o Presidente do Conselho Intermunicipal tiveram a oportunidade reunir com os funcionários, agradecendo-lhes a dedicação e empenho e desejando-lhes um feliz ano novo.

Ler Mais »
Geral

CIMAA representada em cerimónia de lançamento do Programa Escolas

A CIMAA foi representada pelo Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal, Nuno Silva, ontem, dia 3 de janeiro, na cerimónia de lançamento do “Programa para a Construção, Recuperação e Reabilitação de Escolas”, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e que decorreu na Escola Secundária da Amadora, em Lisboa.

Ler Mais »
Turismo

Alentejo Feel Nature – Sentir o Alto Alentejo!

Gastronomia ímpar, imperdíveis paisagens de cortar a respiração e um património cultural e histórico herdado dos nossos antepassados, preservado para que possa estar acessível a todos… O Alto Alentejo tem muito por descobrir! Aventure-se na rede de percursos pedestres em natureza “Alentejo Feel Nature” e sinta o nosso território!

Ler Mais »
Geral

Almoço de Natal junta funcionários, direção e autarcas da CIMAA

O Pavilhão Multiusos de Alter do Chão acolheu esta terça-feira, 19 de dezembro, o almoço de Natal dos funcionários, autarcas e direção do Conselho e Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que decorreu num ambiente de grande companheirismo, característico da época natalícia em que nos encontramos.

Ler Mais »
Geral

CIMAA participa na sessão de apresentação das Parcerias para a Coesão Não Urbanas

A CIMAA esteve esta quarta-feira no auditório da CCDR, em Évora, para acompanhar a apresentação do processo participativo das Parcerias para a Coesão Não Urbanas, contando com a presença da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030 e a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, através de mensagem de vídeo.

Ler Mais »