Área De Intervenção​​

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal

O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI) do Alto Alentejo, constituído através de uma candidatura submetida ao Fundo Ambiental, tem como missão contribuir e apoiar o exercício das atribuições da comissão sub-regional de gestão integrada de fogos rurais, da entidade intermunicipal respetiva.

As principais atividades a desenvolvidas pelo gabinete, que refletem as suas competências e atribuições, são as seguintes:

  • Acompanhamento das políticas florestais;
  • Promover a articulação e compatibilização dos instrumentos de planeamento florestal de âmbito municipal;
  • Acompanhar e promover a transposição homogénea dos Panos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) para os Planos Diretores Municipais (PDM);
  • Promover a articulação e funcionamento integrado dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais;
  • Acompanhar o planeamento em matéria de defesa da floresta contra incêndios na área abrangência da CIMAA;
  • Identificar, para efeito de planeamento e intervenções integradas de âmbito florestal à escala intermunicipal, de unidades de planeamento e gestão;
  • Produzir e disponibilizar a informação agregada de âmbito florestal, nomeadamente cartográfica;
  • Difusão de informação de âmbito florestal junto dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais;
  • Promoção de políticas e de ações no âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos e defesa contra agentes abióticos.

Para além das atividades a desenvolvidas, o gabinete rege-se por uma carta de missão à qual tem de dar cumprimento.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo conta atualmente com duas Brigadas de Sapadores Florestais (BRIG-1-182 e BRIG-2-182), sendo que a primeira iniciou atividade a 3 de dezembro de 2018 e a segunda a 15 de julho de 2019.

Estas Brigadas são constituídas por 6 viaturas 4×4 devidamente equipadas para a realização de trabalhos de silvicultura preventiva e apoio ao combate a incêndios florestais, constituídas por 29 Sapadores Florestais e um Técnico líder de Brigada.

As Brigadas de Sapadores Florestais contam também com um trator e respetivo equipamento florestal, atribuído através de contrato de comodato celebrado entre a CIMAA e o ICNF, esta maquinaria representa um aumento significativo na capacidade de intervenção das Brigadas, possibilitando a execução de faixas de redução de combustível com recurso a gradagem, corta matos e destroçador florestal, assim como o estilhaçamento dos resíduos florestais resultantes das operações de desbaste e desramação.

Titulo
Carta de Missão
1 50 downloads
GTFI 15 de Maio, 2023

     

     

    Projetos

    Notícias

    veiculo_isuzu_gtfi (1)

    CIMAA reforça frota automóvel do Gabinete Técnico Florestal

    A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) procedeu à aquisição de uma nova viatura que vem reforçar a sua frota automóvel, neste caso, ficando designada ao Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI). O objetivo passa por melhorar as condições de trabalho a quem, diariamente, presta um serviço no domínio da prevenção e defesa da floresta, imprescindível para o nosso Alto Alentejo.

    Ler Mais »
    Fogo Controlado (ilustrativa)

    CIMAA participa em ação de fogo controlado na Serra de São Mamede

    A Brigada N.º 2 de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e o técnico do Gabinete Florestal Intermunicipal, participaram ontem, 25 de janeiro, no apoio a uma ação de fogo controlado em pinhal-bravo na Serra de São Mamede, Portalegre. O fogo controlado é uma técnica normalmente utilizada com o objetivo de gerir a vegetação, de forma a reduzir o risco e a severidade dos incêndios.

    Ler Mais »