Área De Intervenção
Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI) do Alto Alentejo, constituído através de uma candidatura submetida ao Fundo Ambiental, tem como missão contribuir e apoiar o exercício das atribuições da comissão sub-regional de gestão integrada de fogos rurais, da entidade intermunicipal respetiva.
As principais atividades a desenvolvidas pelo gabinete, que refletem as suas competências e atribuições, são as seguintes:
- Acompanhamento das políticas florestais;
- Promover a articulação e compatibilização dos instrumentos de planeamento florestal de âmbito municipal;
- Acompanhar e promover a transposição homogénea dos Panos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) para os Planos Diretores Municipais (PDM);
- Promover a articulação e funcionamento integrado dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais;
- Acompanhar o planeamento em matéria de defesa da floresta contra incêndios na área abrangência da CIMAA;
- Identificar, para efeito de planeamento e intervenções integradas de âmbito florestal à escala intermunicipal, de unidades de planeamento e gestão;
- Produzir e disponibilizar a informação agregada de âmbito florestal, nomeadamente cartográfica;
- Difusão de informação de âmbito florestal junto dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais;
- Promoção de políticas e de ações no âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos e defesa contra agentes abióticos.
Para além das atividades a desenvolvidas, o gabinete rege-se por uma carta de missão à qual tem de dar cumprimento.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo conta atualmente com duas Brigadas de Sapadores Florestais (BRIG-1-182 e BRIG-2-182), sendo que a primeira iniciou atividade a 3 de dezembro de 2018 e a segunda a 15 de julho de 2019.
Estas Brigadas são constituídas por 6 viaturas 4×4 devidamente equipadas para a realização de trabalhos de silvicultura preventiva e apoio ao combate a incêndios florestais, constituídas por 29 Sapadores Florestais e um Técnico líder de Brigada.
As Brigadas de Sapadores Florestais contam também com um trator e respetivo equipamento florestal, atribuído através de contrato de comodato celebrado entre a CIMAA e o ICNF, esta maquinaria representa um aumento significativo na capacidade de intervenção das Brigadas, possibilitando a execução de faixas de redução de combustível com recurso a gradagem, corta matos e destroçador florestal, assim como o estilhaçamento dos resíduos florestais resultantes das operações de desbaste e desramação.

Projetos

Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras
Designação do projeto | Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras – Infestantes arbóreas – Acacia spp. e Ailanthus altissima (Miller) Swingle Código do projeto

Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina no Alto Alentejo
Designação do projeto | Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina no Alto Alentejo Código do projeto | POSEUR-03-2215-FC-000167 Objetivo principal | A

Sistema Integrado de Videovigilância para Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo
Designação do projeto | Sistema Integrado de Videovigilância para Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo Código do projeto | POSEUR-02-1810-FC-000533 Objetivo principal | Promover

Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo
Designação do projeto |Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo Código do projeto |ALT20-08-2114-FEDER-000243 Objetivo principal |Proteger o ambiente e promover a eficiência dos
Notícias

Ação de Treino Operacional dirigida aos operadores de Máquinas de Rastos
Decorreu nos dias 5, 6 e 8 de julho, uma Ação de Treino Operacional envolvendo os Operadores de Máquinas de Rastos das Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais, pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Limpeza de matas e terrenos até ao dia 31 de maio
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Governo justificou o prolongamento do prazo até 31 de maio, com a elevada precipitação e níveis de humidade registados nos últimos meses.

CIMAA representada no 2.º Encontro Regional do Alentejo de S.M. de Proteção Civil
O Auditório Dr. Francisco Tomatas, no Campus Politécnico de Portalegre, recebeu no passado dia 3 de abril, o 2.º Encontro Regional do Alentejo de Serviços Municipais de Proteção Civil. A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada pelo seu Presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário.

CIMAA – Sapadores Florestais dinamizam sessão de esclarecimento direcionada a jovens estudantes
A nossa equipa de Sapadores Florestais 17-182, pertencente à Brigada de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSFI) 01-182, esteve envolvida na promoção e divulgação do que é a Profissão do Sapador Florestal, destacando a sua relevância e o papel fundamental que desempenham na gestão e proteção do nosso território.

2.º Encontro Regional do Alentejo de Serviços Municipais de Proteção Civil realiza-se no Alto Alentejo
No próximo dia 3 de abril, o Auditório do Instituto Politécnico de Portalegre será palco do 2.º Encontro Regional do Alentejo de Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC). O evento é organizado e promovido pelo Comando Regional do Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Ação de fogo controlado no Parque Natural da Serra de São Mamede
As Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSFI) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) estiveram empenhadas nas ações de fogo controlado realizadas nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro no Parque Natural da Serra de São Mamede, promovidas pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Sapadores Florestais empenhados na gestão e limpeza de linhas de água no concelho de Arronches
As Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuam empenhadas nos trabalhos de Gestão de Combustíveis com o objetivo de tornarem o território do Alto Alentejo cada vez mais seguro e sustentável.

Execução de RPFGC na localidade de Salavessa (Nisa) por parte das Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais
As Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSFI) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuam empenhadas na execução de Faixas de Gestão de Combustíveis com o objetivo de tornarem o território cada vez mais seguro e sustentável.

Brigadas de Sapadores Florestais afetas à CIMAA no terreno em combate aos incêndios rurais
Mais uma vez, as Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSF 01-182 e BSF 02-182) estiveram empenhadas no combate ao incêndio rural que deflagrou na localidade de Fortios, no concelho de Portalegre, no passado dia 27 de agosto.

Sapadores Florestais afetos à CIMAA no terreno em combate aos incêndios
As Brigadas de Sapadores Florestais (BSF 01-182 e BSF 02-182) afetas à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) estiveram empenhadas no incêndio rural que deflagrou na localidade de Frangoneiro, concelho de Portalegre e no incêndio rural que deflagrou na localidade de Terrugem, concelho de Elvas, nos dias 17 e 19 de agosto, respetivamente.

Sapadores Florestais Intermunicipais em pré-posicionamento para a deteção e supressão de incêndios rurais
Com o agravamento do Estado Prontidão Especial (EPE) do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para o nível Amarelo, as nossas Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais encontram-se em pré-posicionamento para a Deteção e Supressão de Incêndios Rurais.

Programa Sub-Regional de Ação SGIFR para o Alto Alentejo aprovado por unanimidade
A Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo deliberou, no dia 31 de julho de 2024, a submissão do Programa Sub-regional de Ação (PSA) para parecer da Comissão Regional.

Silvicultura preventiva para um território mais seguro e sustentável
Com o tardar da chegada do verão, as Brigadas de Sapadores Florestais (BSF) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuam os trabalhos de silvicultura preventiva na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis (RPFGC) com o objetivo de tornarem o território cada vez mais seguro, resiliente e sustentável.

Ação de Treino Operacional com os Sapadores Florestais da CIMAA
Decorreu na passada quinta-feira, 27 de junho, uma Ação de Treino Operacional envolvendo a Brigada de Sapadores Florestais (BSF) 02-182, pertencente à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). Esta ação permitiu testar e aperfeiçoar o funcionamento da BSF num cenário de Incêndio Rural.

SGIFR discutido em reunião com o Sec. De Estado das Florestas
O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, o 1.º Secretário Executivo, Carlos Nogueiro, e o técnico superior responsável pelo funcionamento do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, David Davim, marcaram presença na manhã de quarta-feira, 26 de junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), onde reuniram com o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.

Reunião Técnica da Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) no auditório da CIMAA
No passado dia 17 de junho, segunda-feira, realizou-se no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) a 10.ª Reunião Técnica da Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

Novo Líder de Brigada inicia funções no GTFI
Após a conclusão do procedimento concursal, o novo Líder de Brigada afeto ao Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI), o Eng.º Filipe Cuim, iniciou funções na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e apresentou-se, na manhã de 7 de junho, às duas brigadas de sapadores florestais e aos técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais dos respetivos Municípios.

Vespa Velutina – Reconhecer a espécie e perceber o seu impacto
Consegue distinguir a vespa velutina – também conhecida como “asiática” – das outras espécies? Perceba aqui as diferenças!
Nesta época do ano, as rainhas fundadoras constroem os ninhos primários onde se vão reproduzir e, mais tarde, no Verão, instalam-se no local definitivo: um ninho de grandes dimensões.

Limpeza de matas e terrenos até ao dia 31 de maio
Devido à elevada precipitação dos últimos meses, bem como ao elevado teor de água nos solos, o governo prorrogou o prazo para a gestão de vegetação nas matas e terrenos junto de edificado, até ao final do mês de maio, conforme indicado no Despacho conjunto da Ministra da Administração Interna e do Ministro da Agricultura e Pescas.

Gabinete Técnico Florestal da CIMAA no 1.º Encontro de GTFIs
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI) da CIMAA participou no 1.º Encontro Nacional de Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais, que se realizou em Silves nos dias 17 e 18 de abril, com organização da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Reunião de preparação do PSA do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo na CIMAA
A tarde de quarta-feira, 20 de março, ficou marcada pela realização da 8.ª Reunião técnica da Comissão Sub-Regional (CSR) do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGFIR) do Alto Alentejo, que decorreu no auditório na sede da CIMAA.