Área De Intervenção​​

Ação Social

Na área da ação social são desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Apoio às IPSS no que diz respeito à submissão de candidaturas na área dos equipamentos sociais e de saúde, entre outras medidas relacionadas;
  • Apoio na análise de candidaturas da área social, bem como outras relacionadas;
  • Submissão de Candidaturas;
  • Desenvolvimento de projetos;
  • Acompanhamento e apoio na coordenação dos Planos Intermunicipais para a Igualdade;
Livros do 25 de abril - painel

“Venham Mais Cinquenta” em digressão pelo Alto Alentejo

Os 50 anos do 25 de abril de 1974 são comemorados, no Alto Alentejo, através de uma iniciativa inédita nesta região. A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em parceria com a “Fábrica de Histórias” da CABEÇUDOS, incentivou 668 alunos dos 3.º e 4.º anos dos Agrupamentos de Escolas do Alto Alentejo, a escreverem e ilustrarem textos, que fazem parte do livro “Venham Mais Cinquenta”, um compêndio com valor didático e educacional inestimável.

Ler Mais »
Ponte de Sor Conferencia (3)

CIMAA representada na conferência “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma – Democracia, Sustentabilidade e Direitos da Criança”

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada na passada quarta-feira, 10 de abril, na conferência internacional “Ponte de Sor: Cidade que Educa e Transforma – Democracia, Sustentabilidade e Direitos da Criança”. Os painéis de debate foram constituídos por especialistas das mais diversas instituições ligadas à educação.

Ler Mais »
Reunião Dgeste (2)

Reunião preparatória relativa à rede de oferta profissionalizante

A sede da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) – DSR Alentejo, em Évora, recebeu na quinta-feira, 4 de abril, uma reunião preparatória de concertação relativa à oferta de cursos profissionalizantes no Alto Alentejo, que contou com representantes da CIMAA, dos Agrupamentos de Escolas do Alto Alentejo e ainda com a Delegada Regional de Educação do Alentejo, Maria João Charrua.

Ler Mais »
Reunião PIPSE - Dgeste (2)

Reunião que abordou a candidatura aos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar no auditório do IPP

Responsáveis dos Municípios na área de educação, diretores de Agrupamentos de Escolas e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) estiveram reunidos na terça-feira, 2 de abril, no auditório do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), com a presença de Rosa Onofre, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), onde a preparação da candidatura aos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), já no próximo ano letivo de 2024/25, foi o tema-chave da ordem de trabalhos.

Ler Mais »
acordosdecolaboracao_evora (6)

CIMAA presente em assinatura e homologação de acordos com vista à criação de novos cursos profissionais no Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada durante a tarde de terça-feira, 12 de março, no auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Alentejo, em Évora, onde decorreu a Cerimónia de Assinatura e Homologação de Acordos de Colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. e o Ministério da Educação, com vista ao desenvolvimento de formação profissional nos estabelecimentos de ensino, no âmbito da medida “Aprendizagem”.

Ler Mais »
pr_gaviao25deabril

Alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Básico do Alto Alentejo escrevem sobre a Revolução dos Cravos

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a sua Assembleia Intermunicipal, estão a desenvolver, em parceria com a Fábrica de Histórias da Associação Cabeçudos, um projeto de criação de um livro ilustrado da autoria de 600 alunos dos 3º e 4º anos dos agrupamentos dos 15 municípios do Alto Alentejo.

Ler Mais »
workshop_alimenta_sa

Workshop do projeto “Alimenta Sã” na EHT de Portalegre

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) é uma das entidades parceiras do projeto “Alimenta Sã”, e foi nessa condição que esteve representada no seu mais recente workshop: “Dicas e truques para uma alimentação saudável – Afinal… Somos o que comemos”, que decorreu na passada quinta-feira, 8 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Ler Mais »
RIBAA_reuniao_trabalho

RIBAA – Reunião de trabalho com a DGLAB no Auditório da CIMAA

O Auditório da CIMAA recebeu na sexta-feira, 9 de fevereiro, uma reunião de trabalho entre os técnicos dos municípios do Alto Alentejo e a Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com vista à preparação de documentação relativa à Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo (RIBAA).

Ler Mais »
passes_gratuitos_escolas_entidades (2)

Estabelecimentos de Ensino, Entidades de Formação e de Cariz Social do Alto Alentejo esclareceram dúvidas relativas à medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes”

Foi na manhã desta sexta-feira, 2 de fevereiro, que os estabelecimentos de ensino, agrupamentos de escolas, entidades de formação e de cariz social do distrito de Portalegre participaram numa sessão de apresentação e esclarecimento de dúvidas relativa à implementação da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” no Alto Alentejo, cumprindo o disposto na Portaria nº7-A/2024, de 5 de janeiro.

Ler Mais »

CIMAA representada em cerimónia de lançamento do Programa Escolas

A CIMAA foi representada pelo Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal, Nuno Silva, ontem, dia 3 de janeiro, na cerimónia de lançamento do “Programa para a Construção, Recuperação e Reabilitação de Escolas”, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e que decorreu na Escola Secundária da Amadora, em Lisboa.

Ler Mais »

Projetos

CIMAA

Reunião sobre a temática do combate à pobreza no Alto Alentejo na CIMAA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), recebeu na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, a Coordenação Nacional da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENPC), com objetivo de procurar dinâmicas socioeconómicas do território do Alto Alentejo, de forma e garantir o compromisso com os objetivos e metas da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, em todas as suas formas e dimensões, em situação de vulnerabilidade.

Ler Mais »

“Inovação Social” debatida em conferência na ESECS

O Laboratório de Inovação Social do Alentejo (LISA) promoveu, nos dias 30 e 31 de janeiro, a conferência “Inovação Social: Um Desafio Emergente”, que contou com uma panóplia de debates que se focaram, sobretudo, no contexto social do nosso território, discutindo temas que estão na ordem do dia, como o abandono escolar, as correntes migratórias que se fixam no nosso país, ou a promoção de um envelhecimento ativo.

Ler Mais »

CIMAA participa no Encontro Nacional “Transferência de Competências – Ação Social – Municípios, Perspetivas e Novos Desafios”

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou no encontro nacional “Transferência de Competências – Ação Social – Municípios, Perspetivas e Novos Desafios”, que se realizou no passado dia 9 de janeiro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Este acontecimento surge no âmbito da comemoração do primeiro ano de descentralização de competências e juntou responsáveis pelas áreas sociais, bem como autarcas de todo o país.

Ler Mais »

Notícias