Área De Intervenção
Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI) do Alto Alentejo, constituído através de uma candidatura submetida ao Fundo Ambiental, tem como missão contribuir e apoiar o exercício das atribuições da comissão sub-regional de gestão integrada de fogos rurais, da entidade intermunicipal respetiva.
As principais atividades a desenvolvidas pelo gabinete, que refletem as suas competências e atribuições, são as seguintes:
- Acompanhamento das políticas florestais;
- Promover a articulação e compatibilização dos instrumentos de planeamento florestal de âmbito municipal;
- Acompanhar e promover a transposição homogénea dos Panos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) para os Planos Diretores Municipais (PDM);
- Promover a articulação e funcionamento integrado dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais;
- Acompanhar o planeamento em matéria de defesa da floresta contra incêndios na área abrangência da CIMAA;
- Identificar, para efeito de planeamento e intervenções integradas de âmbito florestal à escala intermunicipal, de unidades de planeamento e gestão;
- Produzir e disponibilizar a informação agregada de âmbito florestal, nomeadamente cartográfica;
- Difusão de informação de âmbito florestal junto dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais;
- Promoção de políticas e de ações no âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos e defesa contra agentes abióticos.
Para além das atividades a desenvolvidas, o gabinete rege-se por uma carta de missão à qual tem de dar cumprimento.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo conta atualmente com duas Brigadas de Sapadores Florestais (BRIG-1-182 e BRIG-2-182), sendo que a primeira iniciou atividade a 3 de dezembro de 2018 e a segunda a 15 de julho de 2019.
Estas Brigadas são constituídas por 6 viaturas 4×4 devidamente equipadas para a realização de trabalhos de silvicultura preventiva e apoio ao combate a incêndios florestais, constituídas por 29 Sapadores Florestais e um Técnico líder de Brigada.
As Brigadas de Sapadores Florestais contam também com um trator e respetivo equipamento florestal, atribuído através de contrato de comodato celebrado entre a CIMAA e o ICNF, esta maquinaria representa um aumento significativo na capacidade de intervenção das Brigadas, possibilitando a execução de faixas de redução de combustível com recurso a gradagem, corta matos e destroçador florestal, assim como o estilhaçamento dos resíduos florestais resultantes das operações de desbaste e desramação.
Projetos
Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras
Designação do projeto | Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras – Infestantes arbóreas – Acacia spp. e Ailanthus altissima (Miller) Swingle Código do projeto
Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina no Alto Alentejo
Designação do projeto | Deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina no Alto Alentejo Código do projeto | POSEUR-03-2215-FC-000167 Objetivo principal | A
Sistema Integrado de Videovigilância para Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo
Designação do projeto | Sistema Integrado de Videovigilância para Prevenção de Incêndios Florestais no Alto Alentejo Código do projeto | POSEUR-02-1810-FC-000533 Objetivo principal | Promover
Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo
Designação do projeto |Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo Código do projeto |ALT20-08-2114-FEDER-000243 Objetivo principal |Proteger o ambiente e promover a eficiência dos
Notícias
Sapadores Florestais empenhados na gestão e limpeza de linhas de água no concelho de Arronches
As Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuam empenhadas nos trabalhos de Gestão de Combustíveis com o objetivo de tornarem o território do Alto Alentejo cada vez mais seguro e sustentável.
Execução de RPFGC na localidade de Salavessa (Nisa) por parte das Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais
As Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSFI) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuam empenhadas na execução de Faixas de Gestão de Combustíveis com o objetivo de tornarem o território cada vez mais seguro e sustentável.
Brigadas de Sapadores Florestais afetas à CIMAA no terreno em combate aos incêndios rurais
Mais uma vez, as Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSF 01-182 e BSF 02-182) estiveram empenhadas no combate ao incêndio rural que deflagrou na localidade de Fortios, no concelho de Portalegre, no passado dia 27 de agosto.
Sapadores Florestais afetos à CIMAA no terreno em combate aos incêndios
As Brigadas de Sapadores Florestais (BSF 01-182 e BSF 02-182) afetas à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) estiveram empenhadas no incêndio rural que deflagrou na localidade de Frangoneiro, concelho de Portalegre e no incêndio rural que deflagrou na localidade de Terrugem, concelho de Elvas, nos dias 17 e 19 de agosto, respetivamente.
Sapadores Florestais Intermunicipais em pré-posicionamento para a deteção e supressão de incêndios rurais
Com o agravamento do Estado Prontidão Especial (EPE) do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para o nível Amarelo, as nossas Brigadas de Sapadores Florestais Intermunicipais encontram-se em pré-posicionamento para a Deteção e Supressão de Incêndios Rurais.
Programa Sub-Regional de Ação SGIFR para o Alto Alentejo aprovado por unanimidade
A Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo deliberou, no dia 31 de julho de 2024, a submissão do Programa Sub-regional de Ação (PSA) para parecer da Comissão Regional.
Silvicultura preventiva para um território mais seguro e sustentável
Com o tardar da chegada do verão, as Brigadas de Sapadores Florestais (BSF) pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continuam os trabalhos de silvicultura preventiva na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis (RPFGC) com o objetivo de tornarem o território cada vez mais seguro, resiliente e sustentável.
Ação de Treino Operacional com os Sapadores Florestais da CIMAA
Decorreu na passada quinta-feira, 27 de junho, uma Ação de Treino Operacional envolvendo a Brigada de Sapadores Florestais (BSF) 02-182, pertencente à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). Esta ação permitiu testar e aperfeiçoar o funcionamento da BSF num cenário de Incêndio Rural.
SGIFR discutido em reunião com o Sec. De Estado das Florestas
O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, o 1.º Secretário Executivo, Carlos Nogueiro, e o técnico superior responsável pelo funcionamento do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, David Davim, marcaram presença na manhã de quarta-feira, 26 de junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), onde reuniram com o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
Reunião Técnica da Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) no auditório da CIMAA
No passado dia 17 de junho, segunda-feira, realizou-se no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) a 10.ª Reunião Técnica da Comissão Sub-Regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).
Novo Líder de Brigada inicia funções no GTFI
Após a conclusão do procedimento concursal, o novo Líder de Brigada afeto ao Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI), o Eng.º Filipe Cuim, iniciou funções na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e apresentou-se, na manhã de 7 de junho, às duas brigadas de sapadores florestais e aos técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais dos respetivos Municípios.
Vespa Velutina – Reconhecer a espécie e perceber o seu impacto
Consegue distinguir a vespa velutina – também conhecida como “asiática” – das outras espécies? Perceba aqui as diferenças!
Nesta época do ano, as rainhas fundadoras constroem os ninhos primários onde se vão reproduzir e, mais tarde, no Verão, instalam-se no local definitivo: um ninho de grandes dimensões.
Limpeza de matas e terrenos até ao dia 31 de maio
Devido à elevada precipitação dos últimos meses, bem como ao elevado teor de água nos solos, o governo prorrogou o prazo para a gestão de vegetação nas matas e terrenos junto de edificado, até ao final do mês de maio, conforme indicado no Despacho conjunto da Ministra da Administração Interna e do Ministro da Agricultura e Pescas.
Gabinete Técnico Florestal da CIMAA no 1.º Encontro de GTFIs
O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI) da CIMAA participou no 1.º Encontro Nacional de Gabinetes Técnicos Florestais Intermunicipais, que se realizou em Silves nos dias 17 e 18 de abril, com organização da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Reunião de preparação do PSA do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo na CIMAA
A tarde de quarta-feira, 20 de março, ficou marcada pela realização da 8.ª Reunião técnica da Comissão Sub-Regional (CSR) do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGFIR) do Alto Alentejo, que decorreu no auditório na sede da CIMAA.
Proteção Civil do Alentejo reunida no seu 1.º Encontro Regional
Os Serviços Municipais de Proteção Civil do Alentejo irão juntar-se, pela primeira vez, no Auditório da Universidade de Évora, a 11 de abril, para a realização do 1.º Encontro Regional, com organização do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo da ANEPC.
CIMAA reforça frota automóvel do Gabinete Técnico Florestal
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) procedeu à aquisição de uma nova viatura que vem reforçar a sua frota automóvel, neste caso, ficando designada ao Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal (GTFI). O objetivo passa por melhorar as condições de trabalho a quem, diariamente, presta um serviço no domínio da prevenção e defesa da floresta, imprescindível para o nosso Alto Alentejo.
CIMAA participa em ação de fogo controlado na Serra de São Mamede
A Brigada N.º 2 de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e o técnico do Gabinete Florestal Intermunicipal, participaram ontem, 25 de janeiro, no apoio a uma ação de fogo controlado em pinhal-bravo na Serra de São Mamede, Portalegre. O fogo controlado é uma técnica normalmente utilizada com o objetivo de gerir a vegetação, de forma a reduzir o risco e a severidade dos incêndios.
Reunião Técnica da CSRGIFR no Auditório da CIMAA
Realizou-se na quarta-feira, 10 de janeiro, a 7.ª Reunião Técnica da Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo (CSRGIFR), que decorreu no Auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).
AÇÃO DE DEMOSTRAÇÃO: GESTÃO DE BOSQUES DE CARVALHO-NEGRAL
Na próxima quinta-feira, 21 de abril, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em conjunto com a Universidade de Évora, irá promover uma
Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras
Designação do projeto | Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras – Infestantes arbóreas – Acacia spp. e Ailanthus altissima (Miller) Swingle Código do projeto