Área De Intervenção​​

Planeamento Regional​

Os serviços de Planeamento Regional desenvolvem projetos de interesse comum para os municípios associados.

As ações realizadas neste âmbito encontram-se alinhadas com as orientações europeias e englobam a gestão técnica, administrativa e financeira de candidaturas aos quadros de apoio comunitário, o acompanhamento da execução dos projetos cofinanciados e a definição de estratégias de desenvolvimento territorial em articulação com os principais agentes sociais e económicos da região.

Ao longo dos últimos anos, esta Comunidade Intermunicipal tem realizado esforços com diversos parceiros estratégicos por forma a identificar e reduzir as debilidades detetadas no Alto Alentejo às escalas municipal e regional, colmatando-as sempre que possível, mediante investimentos comunitários.

O dinamismo projetado para a região tem-se então consolidado por aquilo que é a Estratégia de Desenvolvimento Territorial para o Alto Alentejo e por um conjunto de atuações e investimentos que têm sido assumidos pelos serviços, desde a gestão conjunta das águas e resíduos em baixa através do processo em curso de criação de uma Empresa Intermunicipal , pela capacitação da CIMAA enquanto Autoridade de Transportes do Alto Alentejo, a Eficiência Energética, coordenação dos trabalhos e contributos para o processo em curso de concretização do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato- Barragem do Pisão, entre outros.

Projetos

Espaço de Cowork – COMUNIDADE.26

Designação do projeto | Espaço de Cowork – COMUNIDADE.26 Financiamento | 126.792,38€ Visa disponibilizar um espaço, em pleno centro histórico, que os trabalhadores da administração

Ler Mais »

Notícias

reunião acerca dos Resíduos em Baixa

Autarcas e técnicos do Alto Alentejo recebem ponto de situação sobre o estudo para a integração e sustentabilidade dos serviços de resíduos em baixa na região

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu, no dia 30 de julho, uma reunião de acompanhamento técnico sobre o estudo para a Integração e Sustentabilidade dos Serviços de Resíduos em Baixa, no Alto Alentejo. A sessão foi liderada por Pedro Simões, gerente da Empresa de Consultadoria RPG, que apresentou aos autarcas e técnicos dos Municípios do Alto Alentejo, as primeiras informações resultantes do mesmo.

Ler Mais »
Palestrantes

Capital Relacional do Alto Alentejo debatido na BioBIP

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou no seminário “Construir capital relacional no/do Alto Alentejo: um desafio prioritário”, que decorreu na terça-feira, 16 de julho, na Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BipBIP), situada no campus do Instituto Politécnico de Portalegre.

Ler Mais »
Reunião de Trabalho

CIMAA representada na 2.ª reunião de coordenação do projeto RuralMED Mobility

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) estiveram representadas entre os dias 1 e 4 de julho em Salónica, na Grécia, onde decorreu o 2.º “Transnational Forum / Fórum Transnacional”, a segunda reunião de coordenação (presencial) do projeto RuralMED Mobility. Foi efetuado um ponto de situação das tarefas em curso, partilha de conhecimento adquirido e preparação à realização das próximas atividades.

Ler Mais »

RuralMED Mobility – Consulte o site e as redes sociais do projeto!

Em conjunto com a AREANATejo, a CIMAA pretende ajudar os municípios a desenvolver uma rede piloto de carregamento de veículos elétricos, através do estudo da sua viabilidade e da implementação de modelos de financiamento (renting/leasing) para o serviço de aluguer de automóveis elétricos e de estações de carregamento de veículos elétricos.

Ler Mais »
transicao_verde_ilhavo

CIMAA representada em fórum sobre a transição verde

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada no passado dia 26 de março, terça-feira, no 2.º Seminário relativo ao II Relatório do Desenvolvimento e Coesão da responsabilidade da Agência para o Desenvolvimento e Coesão I.P (AD&C), subordinado ao tema “Posicionamento das Regiões Portuguesas na Transição Verde: O Desafio da Neutralidade Carbónica”, que decorreu na Sala Multiusos do Museu da Vista Alegre, em Ílhavo.

Ler Mais »
alentejo2023_assinatura_pacto (6)

Alentejo 2030 – Assinatura do pacto com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo

O auditório da CCDR-Alentejo recebeu esta sexta-feira, 22 de março, a Sessão de assinatura dos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial – Alentejo 2030, onde foi formalizado o pacto com as entidades gestoras, as comunidades intermunicipais. Este quadro comunitário de apoio será assente em três grandes eixos de intervenção: provisão dos serviços públicos, reforço do sistema urbano policêntrico e ainda a valorização dos ativos territoriais.

Ler Mais »
transcom_euroace_cimaa

Alentejo, Centro e Extremadura unidos em torno da eficiência energética transfronteiriça

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu ontem, 20 de março, a segunda reunião de coordenação presencial do TRANSCOM-EUROACE, um projeto coordenado pela Agência de Energia da Extremadura (Agenex) e que resulta de uma contínua cooperação institucional entre vários parceiros, nos quais se incluem a CIMAA e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo), entre outros.

Ler Mais »
CIMAA

Projeto Rural MED Mobility em destaque na imprensa especializada

Ao longo das últimas semanas, as revistas “Sustentável” e “SmartCities – Cidades Sustentáveis” deram destaque ao projeto “Rural MED Mobility”, que integra 13 parceiros de oito países europeus, entre os quais a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo.

Ler Mais »
ResistCIMAA3

Formação do programa “ReSist” decorreu no auditório da CIMAA

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu na última sexta-feira, 1 de março, os técnicos dos Municípios que a integram para uma sessão subordinada ao tema “Cidades Mais Resilientes aos Sismos”, promovido pelo Programa “ReSist” – Resiliência Sísmica e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Ler Mais »
CIMAA

Formação ReSist para técnicos dos Municípios que integram CIMAA

Numa iniciativa levada a cabo em articulação com o Município de Lisboa e a equipa do Programa ReSist, o auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), irá receber no próximo dia 1 de março, sexta-feira, uma sessão que visa capacitar os técnicos das autarquias para a temática da resiliência sísmica através de uma ação de formação dirigida a técnicos na área do Planeamento, Gestão Urbanística e Obras Municipais.

Ler Mais »
pmac_reuniao2

Planos Municipais de Ação Climática discutidos em reunião na CIMAA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) irá, em coordenação com os municípios que a constituem, elaborar Planos Municipais de Ação Climática (PMAC), de modo a torna-los mais resilientes às alterações climáticas. Foi nesse sentido que se realizou hoje, 20 de fevereiro, a primeira reunião de trabalho no auditório da CIMAA, palestrada por uma equipa da Sociedade Portuguesa de Inovação e com a presença de técnicos dos Municípios do Alto Alentejo.

Ler Mais »

Novo Pacto Verde: Envolvimento da população nas decisões ambientais do distrito

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve presente ontem, 23 de janeiro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em Évora, onde participou ativamente na digressão nacional de participação pública para a definição das prioridades de investimento público ambiental nacional para os próximos anos, o “Novo Pacto Verde”.

Ler Mais »

CIMAA integra o projeto RuralMed Mobility – Cidades mais sustentáveis

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) é uma das entidades que integra o projeto RuralMed Mobility, que visa a promoção da adaptação às alterações climáticas e de cidades mais sustentáveis, em estreita colaboração com a AREANATejo. Com uma duração de 33 meses e um orçamento de 180.885,00€, este projeto conta ainda com parceiros da Croácia, Grécia, Itália, Eslovénia, Bulgária e Espanha.

Ler Mais »