Em virtude do encerramento das escolas e do confinamento geral obrigatório, a CIMAA anuncia que irá entrar em funcionamento a partir do dia 25 de janeiro no Alto Alentejo a rede de serviços de transporte semelhante à que esteve em operação durante o período de férias escolares do último verão, com as devidas condições de segurança sanitária.

Trata-se de uma rede de serviços mínimos de transporte público, respondendo ao anunciado encerramento das escolas e ao confinamento geral obrigatório e fazendo as necessárias adaptações à rede de transporte público, considerando as restrições e constrangimentos decorrentes do atual contexto de pandemia.

Para o efeito, deverá manter-se o cumprimento das orientações de saúde pública, nomeadamente, a entrada e saída dos passageiros pelas portas traseiras dos autocarros. É obrigatório o devido distanciamento entre os passageiros e a utilização da máscara de proteção.

Relembra-se que a disponibilização da rede de serviços essenciais de transporte público surge na sequência da publicação do Despacho n.º 3547-A/2020 de 22/03/2020 que regulamenta a declaração do estado de emergência, assegurando o funcionamento das cadeias de abastecimento de bens e dos serviços públicos essenciais, bem como as condições de funcionamento em que estes devem operar.