A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com a sua Estrutura de Apoio Técnico (EAT), está na linha da frente na execução do seu “Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial” (PDCT) do Alto Alentejo, destacando-se positivamente face às comunidades intermunicipais do território do Alentejo como ao nível nacional.

Em 2021, foram aprovadas 173 operações, o que representou uma taxa de execução de 53%, no primeiro semestre, e, no segundo semestre, ascende a 75%.

O PDCT do Alto Alentejo tem cerca de 40 milhões de Fundo Contratualizado, que se distribuem por áreas tão abrangentes como: Património Cultural e Natural; Equipamentos Sociais; Investimentos nas Escolas; Eficiência Energética; Modernização Administrativa; Apoio às Empresas no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo Social Europeu; e Abandono Escolar.

Os “Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial” são instrumentos de programação dos investimentos pelas Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas para os seus territórios com o objetivo de obterem financiamento proveniente dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da Política de Coesão.

A EAT da CIMAA é um mecanismo dotado de todos os instrumentos necessários para o desenvolvimento das competências delegadas para ações de gestão, controlo, acompanhamento, monitorização e avaliação, informação, divulgação e sensibilização do PDCT.