Realizaram-se nos dias 27 e 28 de setembro duas ações de formação em simultâneo, organizadas pela CIMAA, em colaboração com a APAV e a Fundação Calouste Gulbenkian, no Edifício Sociocultural de Monforte e na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, dedicados à sensibilização para a violência contra pessoas idosas, bem como a prestação de cuidados, com foco nos cuidadores e cuidadoras profissionais.

Estas ações de formação realizam-se no âmbito do projeto Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide, uma iniciativa follow-up do projeto Portugal Mais Velho (janeiro de 2019 – outubro de 2020), no qual foi feita uma reflexão acerca das dificuldades do Estado, das comunidades e das famílias no âmbito do envelhecimento e da violência contra pessoas idosas.

As duas sessões que partilharam o mesmo programa, foram ricas em partilha de conhecimentos e ideias sobre um trabalho tão importante como é o de cuidar dos mais velhos, garantindo-lhes as melhores condições de vida na terceira idade.

A CIMAA, enquanto entidade intermunicipal, pauta toda a sua atividade por um trabalho abrangente na busca da melhoria das condições de vida de todas as suas populações, independentemente da idade, condição social ou necessidades específicas. Este tipo de sessões são, também elas, um passo em frente nessa melhoria.