Foi em 2014 que se iniciou o Programa Operacional Regional Alentejo 2020, um quadro comunitário de apoio inserido no PORTUGAL 2020 do qual a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foi beneficiária, tal como os 15 municípios que a constituem. Agora, em 2024 na fase em que se encerra, consideramos ser importante realçar o impacto visível no território desde instrumento que impulsionou o desenvolvimento socioeconómico da região, através do financiamento de projetos que visam promover a inovação, a competitividade, a coesão territorial e a criação de emprego, através de um registo fotográfico/videográfico deste mesmo impacto no Alto Alentejo.
Assim, e com a colaboração de todos, nasce a iniciativa “10 Anos, 10 Projetos”, que pretende não deixar cair em esquecimento os investimentos fulcrais que se realizaram no âmbito do Alentejo 2020, nomeadamente em Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, tal como na própria CIMAA.
Ao longo das próximas semanas, iremos iniciar um périplo pelos concelhos do Alto Alentejo, começando em Alter do Chão e terminando em Sousel. Fique atento!
Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, destacou a importância do Portugal2020 e Alentejo2020 e a elevada taxa de execução registada no Alto Alentejo, que chega aos 120.96%, com um valor contratualizado de 37 milhões de euros. “Este sucesso é o resultado do compromisso e da colaboração entre os diversos parceiros envolvidos no processo de implementação de projetos estratégicos na região, com especial enfoque para as abordagens territoriais no âmbito das Câmaras Municipais e das Comunidades Intermunicipais. Esta concertação entre várias entidades tem um significado não só do ponto de vista material, mas também do ponto de vista prático. É um sinal do que podemos alcançar se estivermos unidos em torno do mesmo objetivo: o desenvolvimento do Alto Alentejo”, sublinhou.