TDT

A alteração não irá afetar todos os cidadãos, razão pela qual será importante ter em consideração as seguintes informações:

  • As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem.
  • Quando o écran da televisão ficar negro, apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e todos continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora.
  • Não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.

Para ajudar neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre as 9h e as 22h, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão. 

Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos, por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita. É muito importante que se perceba, que os técnicos apenas se irão deslocar ao local ou efetuar algum contacto, apenas quando o cidadão efetua o contacto com a linha de apoio.

A ANACOM divulgará a informação relativa às mudanças na TDT através de uma carta e de um folheto que é entregue em casa de todas as pessoas e que resume a informação relevante para se adaptarem a este processo de mudança.

Mais Informações, podem ser consultadas no site da ANACOM em www.anacom.pt

Consulte o folheto aqui.