No seguimento das fortes chuvas e ventos que se verificaram nos últimos dias, e que provocaram inundações e enormes danos materiais em vários concelhos do distrito de Portalegre, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve ontem nos concelhos de Campo Maior, Monforte e Fronteira, acompanhada pelo Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, e pelos autarcas dos concelhos mais afetados, para avaliar os danos causados, os trabalhos de recuperação que agora começam e ouvir as populações.

Em Campo Maior a ministra visitou várias habitações na Rua da Lagoa, uma das zonas mais afetadas da vila. Em Monforte, Ana Abrunhosa avaliou uma das três estradas que colapsou. Já em Fronteira, a Ministra da Coesão Territorial observou a ponte romana que esteve submersa como resultado da subida abrupta do caudal do rio.

Em todos os locais nos quais esteve e em declarações aos órgãos de comunicação social, Ana Abrunhosa lembrou que nesta fase é tempo de falar com as famílias para encontrar soluções para os problemas mais imediatos. Reforçou também que existem já ferramentas e formas de apoio para fazer face aos danos provocados. Relembrou ainda que, caso os apoios necessários atinjam um certo nível, Portugal poderá sempre recorrer a mecanismos internacionais como o Fundo Europeu de Solidariedade.

Ao lado da ministra, o Presidente Hugo Hilário mostrou a sua solidariedade com todos os concelhos e população afetada, realçando o papel da CIMAA na articulação com os municípios para o rápido levantamento de todos os danos causados.