O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário, esteve presente, a 21 de junho, na cerimónia de entrega dos Contratos de Comparticipação Financeira às Instituições do Distrito de Portalegre que viram a sua candidatura ao PARES 3.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A cerimónia, que teve lugar no auditório do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), foi também acompanhada pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e pela Diretora do Centro Distrital de Portalegre do Instituto de Segurança Social, Sandra Cardoso.

Foram oito os projetos contemplados, abrangendo 11 respostas sociais em várias tipologias – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial, com um total de 382 lugares intervencionados. A aprovação destes projetos representa, para o distrito de Portalegre, um investimento total de €: 5.370.970, correspondendo a um investimento público total de €: 3.689.582.

O PARES 3.0 é reconhecidamente um instrumento determinante para alargamento da capacidade e qualificação das respostas sociais, contribuindo, por essa via, para o bem-estar e a melhoria das condições de vida dos cidadãos e das famílias, reforçando a capacidade instalada e a adoção de soluções capazes de assegurar a qualidade e modernização, contribuindo ainda para a criação de novos postos de trabalho no âmbito da economia social.