“Venham Mais Cinquenta” em digressão pelo Alto Alentejo

Livros do 25 de abril - painel

Os 50 anos do 25 de abril de 1974 são comemorados, no Alto Alentejo, através de uma iniciativa inédita nesta região. A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em parceria com a “Fábrica de Histórias” da CABEÇUDOS, incentivou 668 alunos dos 3.º e 4.º anos dos Agrupamentos de Escolas do Alto Alentejo, a escreverem e ilustrarem textos, que fazem parte do livro “Venham Mais Cinquenta”, um compêndio com valor didático e educacional inestimável.

Vespa Velutina – Reconhecer a espécie e perceber o seu impacto

Vespa Velutina

Consegue distinguir a vespa velutina – também conhecida como “asiática” – das outras espécies? Perceba aqui as diferenças!
Nesta época do ano, as rainhas fundadoras constroem os ninhos primários onde se vão reproduzir e, mais tarde, no Verão, instalam-se no local definitivo: um ninho de grandes dimensões.

Torneio de sueca dos JAA’24 em Fronteira

Sueca_jaa (5)

A premissa dos Jogos do Alto Alentejo passa por exercitar o corpo, mas também a mente! É nesta última vertente que se insere o desporto praticado no último fim-de-semana: um torneio de sueca. O tradicional jogo português levou quase uma centena de pessoas ao Pavilhão Municipal de Fronteira, num total de 48 duplas, provenientes de 10 municípios do Alto Alentejo.

Limpeza de matas e terrenos até ao dia 31 de maio

Limpeza_de_terrenos

Devido à elevada precipitação dos últimos meses, bem como ao elevado teor de água nos solos, o governo prorrogou o prazo para a gestão de vegetação nas matas e terrenos junto de edificado, até ao final do mês de maio, conforme indicado no Despacho conjunto da Ministra da Administração Interna e do Ministro da Agricultura e Pescas.

JAA – Padel e Caminhada Sénior aqueceram o fim-de-semana

Caminhada Sénior_arronches

Nem a instabilidade meteorológica que se fez sentir no Alto Alentejo durante o fim-de-semana, impediu que se realizassem novas atividades no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo. Nisa acolheu vários jogos de Padel e as ruas do concelho de Arronches foram palco de uma caminhada sénior.

Ponto de situação da Barragem do Pisão com o Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR

reunião_pedrodominguinhos

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário e o Presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, reuniram na sexta-feira, 26 de abril, com o Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Prof. Pedro Dominguinhos, na sede da Comunidade Intermunicipal. O objetivo foi dar a conhecer o ponto de situação acerca do Projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão.