Teve lugar na passada quinta-feira, 14 de abril, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, a primeira Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo de 2022, na qual se aprovou, por unanimidade uma moção de condenação à invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro, por parte da Federação Russa. A CIMAA perante os atos de guerra perpetrados pelas forças russas, manifesta a sua total solidariedade com o povo ucraniano e todas as populações afetadas pela guerra.

Nesta mesma Assembleia Intermunicipal o seu presidente, Albano Silva, pôde tomar conhecimento da atividade da Comunidade Intermunicipal, bem como da sua situação financeira, através de informações prestadas pelo presidente do Conselho Intermunicipal, Hugo Hilário.

Foram também apreciados e votados positivamente o relatório de atividades, a prestação de contas e a certificação legal de contas da CIMAA referente ao ano de 2021. Foi ainda aprovada a revisão n. º1 ao orçamento da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo para o ano de 2022.

Na sessão foi também aprovada uma moção de solidariedade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo para com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e a Federação de Bombeiros de Portalegre, apelando a que o governo e vários grupos parlamentares agilizem a legislação no sentido de apoiar o acesso dos Bombeiros a combustíveis verdes. A moção recomenda ainda ao Ministério da Saúde a cobertura dos custos efetivos dos serviços protocolados e prestados pelos Corpos de Bombeiros no âmbito da emergência pré-hospitalar e transporte de doentes.

A Assembleia Intermunicipal da CIMAA é constituída por membros de cada assembleia municipal dos municípios que integram a CIMAA, eleitos de forma proporcional à razão de dois membros em municípios até 10 mil eleitores e quatro membros nos municípios entre 10 e 50 mil eleitores.

Esta assembleia reúne-se, ordinariamente, duas vezes por ano. Conforme definido estatutariamente, a primeira reunião, que agora teve lugar, é sempre destinada à apreciação e votação dos documentos referentes ao ano anterior. A segunda reunião destina-se à aprovação das opções do plano e do orçamento para o ano seguinte.