A CIMAA promoveu, este sábado, reunião pública com os habitantes da Aldeia do Pisão, com o objetivo de fazer o ponto de situação sobre o projeto e respetiva execução. Foi igualmente apresentado o inquérito à população que ajudará a identificar os desejos e necessidades dos habitantes, que importam respeitar e cumprir, na construção da nova aldeia, e a equipa responsável pelo processo do planeamento da nova aldeia.

O Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, fez um enquadramento da importância histórica do projeto e destacou a relevância desta cerimónia para materializar o cumprimento de uma das inúmeras medidas inscritas na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e, principalmente, a vontade da CIMAA em partilhar com a população todos os procedimentos integrantes da execução do projeto.

Num projeto de importância extrema, de impacto diferenciador e de aprovação unânime pelos 15 Municípios do distrito, juntar a população, definir instrumentos para responder aos anseios e dúvidas, assim como, envolver as pessoas sempre foi preponderante. O Presidente da CIMAA reiterou que “este projeto é o maior investimento do PRR tendo como entidade promotora uma Comunidade Intermunicipal”.

Na sua intervenção, o Presidente do Município do Crato, Joaquim Diogo, fez o ponto de situação do projeto, investimento e respetivo calendário de execução. Acrescentou que “esta reunião assume-se como mais uma meta cumprida num processo extraordinariamente importante que é a aproximação à população, apresentando a equipa que irá de encontro aos seus desejos na planificação da nova aldeia”.

Os habitantes presentes manifestaram o desejo que a nova aldeia – que visará cerca de 120 habitações – mantenha as dinâmicas sociais e culturais da atual localidade, sem perder a identidade que a caracteriza.