A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) fez um ponto da situação dos trabalhos do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, comummente conhecido como a barragem do Pisão, e do Sistema de Mobilidade do Alto Alentejo, o novo serviço de transportes rodoviários públicos da região, dois projetos de elevado impacto na região. Foram ainda objeto de análise e resolução a representação da CIMAA noutras entidades e a reestruturação técnica ao nível de recursos humanos da própria Comunidade Intermunicipal.

Estas foram as principais deliberações a destacar do último Conselho Intermunicipal que se realizou esta quinta-feira, dia 11 de outubro de forma ordinária, no Centro Cultural de Campo Maior.

A reunião contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, para fazer ponto da situação do processo de vacinação e, neste âmbito, estiveram também presentes o Presidente da ULSNA – Unidade Local De Saúde Do Norte Alentejano, Joaquim Araújo, a Diretora Regional da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso, o Comandante Regional da Proteção Civil, José Ribeiro, e o 2.º Comandante Operacional Distrital de Portalegre, João Vaz.

A respeito da barragem do Pisão foi feito um ponto da situação da evolução do projeto, bem como a organização dos cadernos de encargos para o arranque da empreitada, com a delimitação de prazos e orientações acerca dos vários documentos a reunir para a concretização do contrato. Foi também retificado o protocolo com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (ADP) e a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” (EMRP) para o estabelecimento do regime de fluxos financeiros na plataforma do PRR.

Foi ainda acordado que a CIMAA estaria representada em diversas entidades com muita relevância para a sua ação no território.