Integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2020), as duas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA têm estado em permanência vigilantes e no terreno, realizando diversas missões de apoio ao combate, consolidação e rescaldo de fogos no território Alto Alentejo.

Entre estas operações, aquela de maiores dimensões, nos últimos dias, foi aquela que teve lugar entre 18 e 21 de agosto em Santo António das Areias, no concelho de Marvão.

Este incêndio que deflagrou no dia 18 e chegou a mobilizar mais de 170 operacionais e 15 meios aéreos, após reativação do fogo ao início da tarde do dia 19, desenvolveu-se em terrenos rochosos e com vegetação densa – elementos que impossibilitaram a aproximação das viaturas de combate.

Neste tipo de terreno e de condições, o trabalho das Brigadas a pé, dotadas de ferramentas manuais, revelou-se de extrema importância, permitindo o acesso e a consolidação do perímetro do incêndio.

Entre os dias 18 e 21, período que decorreu até finalmente resolvida a ocorrência, foram mobilizadas para o teatro de operações as duas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA – num total de 26 Sapadores Florestais, apoiados por seis viaturas ligeiras de combate a incêndios.

Estas equipas, em articulação com as demais entidades envolvidas no dispositivo, deram, com o maior empenho, profissionalismo e sentido do dever, o seu contributo decisivo para a extinção deste incêndio de grande complexidade que aconteceu em Santo António das Areias.