As Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Alentejo realizaram, nos dias 30 e 31 de maio, um treino de perímetro florestal da Serra de São Mamede, num exercício promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em articulação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Com o aproximar do período mais crítico de incêndios rurais, a preparação e testagem da capacidade resposta destas brigadas revela-se particularmente importante. Exercícios de treino operacional como este, na Serra de São Mamede, permitem rever, melhorar e avaliar os procedimentos de atuação destas duas brigadas que dispõem, atualmente, de seis veículos ligeiros de combate a incêndios.

As Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Alentejo, que desde 2018 integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), têm vindo a desenvolver um importante trabalho de prevenção de incêndios rurais.

Essa aposta na prevenção tem-se mantido em 2022, tendo sido já realizados vários trabalhos de silvicultura preventiva que tornarão o território mais preparado para a eventualidade de incêndios e que darão às brigadas de sapadores uma maior capacidade de resposta caso estes cheguem a ocorrer.