Tiveram inicio no passado dia 6 de janeiro em Gavião e Portalegre os trabalhos de gestão de combustível na rede primária de faixas de gestão de combustível.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 124/2006. A RPFGC (Rede Primária de faixas de Gestão de combustível) está definida ao nível do Plano Distrital de Defesa da Floresta contra Incêndios (PDDFCI) e obrigatoriamente integrada no planeamento florestal municipal e local.As faixas integrantes da RPFGC visam o estabelecimento de condições favoráveis ao combate a grandes incêndios florestais, em locais estratégicos.

Estas faixas deverão possuir uma largura não inferior a 125 m, permitindo e facilitando uma intervenção direta de combate ao fogo, redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva as vias de comunicação, infra -estruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e povoamentos florestais, assim como função de isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios. Para 2020 está programado o alargamento dos trabalhos em curso para outras zonas do Distrito com elevado risco de incendio.