Teve lugar na manhã desta quarta-feira, 27 de julho, na Barragem da Apartadura o passeio de Canoagem Adaptada integrado no calendário de atividades adaptadas da vigésima edição dos Jogos do Alto Alentejo.
A atividade, repleta de um saudável convívio e boa disposição entre todos os participantes, contou com a participação de atletas provenientes dos centros da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Portalegre e de Elvas, da CERCI de Portalegre, do Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor (CRIPS) e do Centro de Recuperação de Menores (CRM) de Assumar.
Após a exigente atividade, os nossos atletas puderam restabelecer as energias com um almoço convívio nas instalações da APPACDM de Portalegre, celebrando a amizade promovida pela prática desportiva e de atividade física.
A inclusão tem sido uma das mais importantes bandeiras e missões da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo desde a realização da primeira edição dos Jogos do Alto Alentejo. O desporto e a prática de exercício físico são elementos fundamentais para uma vida saudável tanto ao nível físico, como mental e emocional. É por isso, para a CIMAA, uma prioridade garantir que todos os habitantes do Alto Alentejo, independentemente da sua idade ou condição, um acesso democrático e acompanhado à prática desportiva e de atividade física.
Os Jogos do Alto Alentejo, com o seu calendário de atividades desenhado especificamente para pessoas portadoras de deficiência, garantem que ninguém fica para trás na hora de aceder a todas as vantagens associadas à prática de exercício, passando pelos importantes momentos de convívio que neste contexto se geram.
Desde maio, do calendário fizeram parte eventos de modalidades aquáticas, boccia, futsal, canoagem, aeróbica e até um peddy paper para toda a família. Os Jogos do Alto Alentejo adaptado terminam no dia 21 de setembro com um dia dedicado ao atletismo adaptado.