Nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto, o projeto “Cultura em Rede” promete levar muita animação aos municípios do Crato, Castelo de Vide, Nisa e Campo Maior. Rita Guerra será a estrela maior do fim de semana com concertos agendados em Castelo de Vide e Campo Maior.

Mas nem só de música vive a iniciativa “Cultura em Rede”. No Crato, e já na sexta-feira (dia 13), o “Torneio de Armas a Cavalo”, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, levará a todos os presentes uma recriação teatral com a criação de ambientes da época que pretende homenagear a história e recordar a relevância do Mosteiro, celebrando a importância que tem para o concelho. É também uma forma de destacar a relevância de diversas personalidades de enorme relevância da história de Portugal ligadas ao Crato, procurando que esta recriação seja credível, em termos patrimoniais, históricos e simbólicos.

O programa do “Torneio de armas a cavalo” tem atividades agendadas de sexta a domingo (13 a 15/08) com fim previsto para as 20 horas.

Já em Castelo de Vide, destaque para o concerto de Rita Guerra na sexta-feira (dia 13), pelas 21h30, na freguesia de Póvoa e Meadas no Largo do Rossio (lotação limitada a 350 lugares sentados). Com uma carreira musical ímpar, Rita Guerra é uma reconhecida cantora e compositora portuguesa, com vários álbuns premiados numa longa carreira que já lhe valeu o prémio Top Choice Award 2010, na categoria de Top Internacional da melhor artista feminina portuguesa. A mesma interprete levará também os acordes da sua música a Campo Maior, no sábado (dia 14) pelas 21h30 no Campo da Feira, num concerto também envolvido na iniciativa “Cultura em Rede”.

 

Mas as atividades não ficam por aqui. No mesmo dia, em Nisa – pelas 19 horas – a orquestra Fanfarra Bizarra irá animar as ruas do município com a sua irreverência, talento e criatividade. Não perca esta oportunidade de assistir.

Infelizmente, e devido a algum agravamento da situação pandémica motivada pela Covid-19, o concelho de Sousel viu as atividades “Cultura em Rede” adiadas para data a designar.

O Programa Cultura em Rede, da responsabilidade da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e dos seus municípios associados, tem como objetivo a valorização, promoção, dinamização e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios. Este programa, cofinanciado pelo Alentejo 2020, pelo FEDER e pelo Portugal 2020, pretende contribuir para que a região do Alto Alentejo seja mais atrativa ao turismo interno e externo, bem como, alavancar as atividades económicas que decorrem da dinamização cultural e artística, tão fragilizadas pelo atual contexto pandémico.