Enquanto Autoridade Transportes do Alto Alentejo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou numa sessão de apresentação relativa às Normas de Arruamentos Urbanos, que ficou a cargo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e que decorreu na sede da CCDR-A, em Évora, no passado dia 4 de março, segunda-feira.

O objetivo passou, essencialmente, pela apresentação do novo documento que rege as Normas de Arruamentos Urbanos, mais legível, mais intuitivo e de consulta mais simplificada, que vem rever a informação que constava na versão anterior. A sua revisão acontece tendo em consideração as novas Estratégias de âmbito nacional, nomeadamente a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Pedonal e a Estratégia Nacional de Mobilidade Ativa Ciclável, com vista à integração da mobilidade ativa no desenho do espaço público, tornando-o assim um guia mais efetivo e completo. O processo do documento foi bastante participativo, com várias entidades envolvidas ao longo do mesmo.

A ideia do documento é apresentar um conjunto de critérios que possam ser aplicados a arruamentos e a zonas envolventes, através do planeamento – de forma integrada – dos diferentes modos nos projetos de rodovias urbanas, considerando a vertente do tráfego, mas também, e principalmente, a do usufruto do espaço pelas pessoas, contribuindo desta forma para a diminuição da sinistralidade rodoviária e para o fomento de cidades mais sustentáveis, inclusivas e seguras.

O novo documento das Normas de Arruamentos Urbanos deverá estar disponível em breve na página do IMT.

arruamentos_urbanos.ccdr