O Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre recebeu esta terça-feira, 22 de novembro, o encontro de Portalegre do Ciclo de Encontros da iniciativa “Escolas à Descoberta de Abril”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação e integrado nas celebrações dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril de 1974 e contando com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite.
Esta iniciativa tem como grande objetivo consciencializar os jovens acerca do significado da Revolução de 1974 através da recolha, orientada por professores, de informação de testemunhos junto da geração que viveu este período.
Neste ciclo de encontros, o intuito é divulgar os trabalhos dedicados à celebração do 25 de Abril, elaborados pelas escolas no letivo 2022/2023 e, a partir daí, construir o grupo de 50 escolas que participarão nesta iniciativa no corrente ano letivo. Até 2026, todos os anos, serão integrados novos estabelecimentos de ensino.
O foco dos trabalhos deve ser documentar as transformações decorrentes da Revolução de Abril. Entre as temáticas que podem ser abordadas estão, por exemplo, Direitos Humanos e Civis; Educação; Trabalho; Arte e Cultura; Acesso a bens e serviços; Migrações ou Resistência Política. É às escolas que cabe a escolha da temática e da forma de abordagem.
O encontro em Portalegre contou com a participação, entre outras personalidades, do historiador Fernando Rosas, que mostrou aos presentes um olhar sobre a História da revolução portuguesa, bem como de Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva das Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974, e José Verdasca, da Universidade de Évora, que apresentou aos presentes o panorama da evolução da educação em Portugal ao longo destes 50 anos de democracia.