A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em parceria com o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano (CEFOPNA) tem promovido, ao longo das últimas semanas, ações de formação dirigidas aos assistentes operacionais e assistentes técnicos dos municípios de Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Elvas, Marvão e Portalegre, que estão abrangidos na área de atuação do Centro.

Estas ações de formação, que nesta fase são cofinanciadas pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH), no âmbito dos quadros de apoio europeu Portugal 2020 e Portugal 2030, abrangem todos os funcionários em exercício nas autarquias e não apenas os que se encontram afetos às escolas.

De acordo com o Plano de Formação cofinanciado para 2021/2023, foram propostas, para os primeiros meses de 2023, formações na área da capacitação digital e do trabalho com a folha de cálculo de Excel no âmbito da Administração Escolar. Ainda em 2022, os funcionários das autarquias já tinham recebido formação de introdução ao Word e à utilização básica da internet. Prevê-se ainda a realização de formação na área dos Primeiros Socorros e SBV para funcionários das escolas, particularmente no concelho de Elvas, em colaboração com o INEM, mas ainda sem data marcada.

A parceria entre a CIMAA e o CEFOPNA, que tem disponibilizado aos funcionários autárquicos formações de base em áreas importantes do seu trabalho, reveste-se de uma importância redobrada na medida em que é fundamental para aumentar e melhorar a capacidade de resposta destes funcionários face às necessidades das populações do território.