Ao longo de todo o processo de criação, execução e implementação do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato a CIMAA, enquanto entidade gestora deste projeto comumente conhecido como Barragem do Pisão, tem procurado sempre a promoção de um trabalho de proximidade com todos os parceiros, sociedade civil e agentes terceiros cujos conhecimentos e contributos serão essenciais para que o projeto seja executado da melhor maneira.

Neste sentido o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, pelas suas competências científicas e áreas de atuação prática, tem sido um importante parceiro na hora de aconselhar e balizar a atuação da CIMAA na sua gestão e, sempre que solicitado, emitir prontamente os seus pareceres.

Ao longo do mês de setembro e início do mês de outubro, a CIMAA e o LNEC estiveram por mais que uma ocasião reunidos para que a Comunidade Intermunicipal pudesse apresentar os seus pontos de situação sobre o desenvolvimento da Barragem do Pisão.

Simultaneamente, nestes encontros, o LNEC está a preparar os seus pareceres relativamente às componentes hidráulica, estrutural e geotécnica, bem como dos efeitos na segurança da barragem da instalação de painéis fotovoltaicos na respetiva albufeira.

A estreita colaboração entre a CIMAA e o LNEC surgiu no âmbito das exigências por parte da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) que obrigou ao pedido de pareceres a entidades externas à estrutura de gestão do projeto, tendo em vista o seu próprio cumprimento.