A CIMAA e os restantes parceiros do projeto Red Urbansol reuniram-se para apresentar as execuções das diferentes ações realizadas. Neste encontro final, realizado por videoconferência no dia 23 de dezembro, a partilha de resultados do projeto, que foi concretizado no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal, deixou uma conclusão clara: o Red Urbansol foi um sucesso.

Desde logo, pela forma como dotou pequenas vilas e zonas rurais de Planos de Ação de Desenvolvimento Interurbano Sustentável e Inteligente (PADISI) com o objetivo de melhorar a eficiência na utilização de recursos e serviços na fronteira luso-espanhola, tornando realidade uma economia de baixo carbono e promovendo a auto-suficiência energética.

No âmbito do Red Urbansol foi desenvolvido um caminho verde em Arronches, implementada iluminação LED em Campo Maior e em Santo António da Areias (Marvão), e ainda, na fase final, pontos de carregamento para veículos elétricos em Castelo de Vide e Elvas.

Os parceiros do projeto são, além da CIMAA, a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo, Agência Extremeña de la Energía, Ayuntamiento de Plasencia, Câmara Municipal de Portalegre, Câmara Municipal de Vagos, Ayuntamiento de Cáceres, Ayuntamiento de Don Benito, Ayuntamiento de Mérida, Diputación Provincial de Badajoz, Câmara Municipal de Batalha, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Ayuntamiento de Villanueva de la Serena, Diputación Provincial de Cáceres, Câmara Municipal do Fundão, RANNA Consultoría, Ayuntamiento de Badajoz e Câmara Municipal de Ovar.