A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou esta semana numa reunião com o Secretário de Estado da Educação António Leite e com a Agência Nacional Para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), que se fez representar pela presidente do seu Conselho Diretivo, Filipa Jesus, e pela responsável pelo Gabinete de Qualificação de Jovens, Francisca Simões.

Esta reunião, dirigida a todas as Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas dedicou-se à apresentação do programa do Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR) para candidaturas à criação dos Centros Tecnológicos Especializados.

O PRR prevê um pacote financeiro de 480 milhões de euros para a instituição de 365 Centros Tecnológicos Especializados em todo o país. Ao Alto Alentejo serão destinados quatro centros dedicados ao setor industrial (1), à informática (2) e às energias renováveis (1).

Num plano abrangente de modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional a criação destes Centros Tecnológicos Especializados pretende responder a objetivos específicos.

Desde logo, reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica dos estabelecimentos de ensino com oferta de ensino profissional, modernizando ao mesmo tempo a oferta formativa em linha com as evoluções do tecido produtivo.

Por outro lado, pretende-se reforçar a atividade das formações de nível secundário em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificado. A este objetivo alia-se o desejo de aumentar o número de jovens diplomados em ofertas de dupla certificação de nível secundário. As escolas interessadas poderão concorrer na primeira fase de candidatura entre os meses de junho e julho de 2022.