A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) organizou na passada quinta-feira, 26 de maio, uma reunião com os autarcas do Alto Alentejo, para abordar o Programa Operacional 2030.

A CCDR Alentejo aproveitou a oportunidade para apresentar o Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2030, bem como os objetivos políticos para a região na presente década, que estarão centrados na construção de um Alentejo capaz de desafiar o futuro, focado na mudança demográfica e na transição verde e digital.

O Alentejo 2030 estará fundado em cinco objetivos estratégicos de caráter nacional – “Portugal mais competitivo e inteligente”; “Portugal mais verde”; “Portugal mais conectado”; “Portugal mais social e inclusivo”; e “Portugal territorialmente mais coeso” – que, por sua vez, terão propósitos e objetivos específicos adaptados a cada região.

Na reunião houve faz-se também um ponto de situação sobre a execução do Alentejo 2020, que em breve terminará. A este propósito foram levantadas preocupações relativamente à nova deliberação que passa a incluir na Bolsa de Recuperação projetos que se encontrem aprovados, mas sem contratação ou termo de aceitação nos 30 dias posteriores à notificação, reduzindo significativamente o prazo de 90 dias que até aqui se verificou, para os projetos relativos ao Portugal 2020.

O programa Alentejo 2020 materializa-se no território através de mecanismos como o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, no qual a CIMAA de entre todas as comunidades intermunicipais a nível nacional, apresenta as mais elevadas taxas de compromisso e execução.