A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) procedeu ao levantamento e cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas em baixa de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais no território.

Dando resposta às insuficiências manifestadas pelos municípios associados no que se refere à informação georreferenciada destes sistemas, foi feito o levantamento do cadastro de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais de 13 entidades gestoras de sistemas de abastecimento e saneamento do Alto Alentejo.
Foram abrangidos os municípios de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, bem como os Serviços Municipalizados de Águas e Transportes da Câmara Municipal de Portalegre.

A candidatura, em execução desde 2017, cadastrou aproximadamente 1332 km de Rede de Abastecimento de Águas e 776 km de Rede de Saneamento de Águas Residuais. No cadastro da rede, para além da localização exata das condutas de águas e saneamento, foram ainda levantadas as principais características do equipamento e fotografadas.

Concretizado no âmbito do projeto de Promoção da Eficiência dos Sistemas de Abastecimento, Saneamento e Água Residuais – Cadastro das infraestruturas existentes dos sistemas em baixa de Abastecimento de Água (AA) e de Saneamento de Águas Residuais (SAR), promovido pela CIMAA, o procedimento para aquisição dos serviços de levantamento e cadastro foi enquadrado no Aviso POSEUR 12-2015-16 do Portugal 2020.