A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu esta segunda-feira, dia 9 de maio, em Portalegre, a primeira reunião deliberativa, que deu origem à instalação da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Alto Alentejo (CSRGIFR), no âmbito do Decreto-Lei 82/2021, de 13 de outubro.

Esta reunião, teve como principal objetivo a constituição da Comissão e a apresentação dos membros que a cosntituem.

A Comissão é constituída pelo presidente da CIMAA, o coordenador regional da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), Forças Armadas, Forças de Segurança, ANEPC, Liga dos Bombeiros, ICNF, DRAP, DGAV, representantes dos 15  Municípios do Alto Alentejo, Transportes Públicos, Autoestradas, Transporte e Distribuição de Energia Elétrica, Distribuição de Gás, Comunicações e outros Serviços de Utilidade Pública, conforme o Decreto-Lei anteriormente referido.

Na ordem de trabalhos da reunião esteve também a apreciação e aprovação do Regimento da Comissão, a eleição do seu secretário e a apresentação do modelo de governança do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).

A governança do SGIFR é realizada através de Comissões de Gestão Integrada de Fogos Rurais que têm como missão a execução da estratégia de gestão integrada de fogos rurais, a articulação dos programas de gestão do fogo e de proteção das comunidades contra incêndios, assim como programas conexos de entidades públicas e privadas e o respetivo planeamento à sua escala, neste caso a Sub-região do Alto Alentejo.

Cabe, por isso, à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo a presidência da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais no Território.