Celebrou-se o Dia Distrital do Bombeiro de Portalegre, com o momento a ser assinalado em Monforte, cuja Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários celebrou o 37º aniversário.
Numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o General Duarte Costa e o do Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, houve lugar para um desfile dos Bombeiros, bem como de viaturas de emergência adquiridas pela CIMAA através do quadro comunitário INAlentejo e a demonstração das valências dos Bombeiros do Distrito de Portalegre.
Neste âmbito, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em estreita cooperação com os 15 municípios que a compõem têm desenvolvido grandes esforços no trabalho de prevenção contra incêndios, bem como na melhoria das condições para uma mais rápida identificação de ignições e apoio à decisão no combate aos incêndios rurais.
Ao nível da prevenção, por exemplo, as duas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA intervencionaram mais de 350 mil hectares de território, aumentando em mais de 15% a área intervencionada de 2021. Este trabalho passa, não apenas pela prática da silvicultura preventiva que reduz significativamente o risco de propagação de incêndios, mas também pela constante prática de exercícios para testar e melhorar a capacidade de resposta das nossas brigadas.
Paralelamente, a CIMAA tem pautado a sua atuação pela melhoria dos meios técnicos para a prevenção e combate aos incêndios rurais. O Sistema Integrado de Videovigilância do Alto Alentejo viu concluída a sua primeira fase, com a instalação de duas torres de videovigilância e duas estações de trabalho para a GNR e ANEPC. Espera-se que a segunda fase, que trará a operacionalização do sistema de deteção automática de incêndios, esteja concluída até meados de janeiro de 2023.
Ao mesmo tempo, a CIMAA tem em execução a candidatura de Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo para a aquisição de equipamentos de apoio à prevenção e combate aos incêndios, dotando assim os municípios associados das melhores condições para a proteção de aglomerados populacionais.