O Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, participou esta terça-feira, 6 de junho, na apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2023 (DECIR) ao lado do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, que teve lugar Cineteatro Francisco Ventura, em Gavião.

Depois de já ter sido aprovado em abril deste ano, com uma constante atualização dos meios disponíveis para o combate aos incêndios rurais, o DECIR 2023 voltou a reforçar os meios disponíveis no dia 1 de junho, já em preparação para a fase mais crítica dos incêndios rurais, entre julho e setembro.

O DECIR envolve operacionais pertencentes aos bombeiros voluntários, Força Especial de Proteção Civil, militares da Guarda Nacional Republicana e elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente sapadores florestais e sapadores bombeiros florestais.

Foram também apresentados alguns meios disponíveis no território para combate a incêndios, nomeadamente a Brigada 1 de sapadores florestais da CIMAA, e feita uma visita ao Ponto de Água da freguesia de Belver, resultante de uma candidatura da CIMAA, e à Aldeia Segura de Alvisquer, ambas no concelho do Gavião.

Todos os anos, perante o risco de incêndios rurais, a CIMAA aposta em medidas e equipamentos que permitam evitar ao máximo a ocorrência de incêndios e ter as melhores condições para o seu combate quando estes ocorrem.

Bons exemplos deste trabalho são a silvicultura preventiva levada a cabo pelas duas Brigadas de Sapadores Florestais da CIMAA, os equipamentos, como cisternas rebocáveis, motorroçadoras e um estilhaçador florestal adquiridos e distribuídos aos municípios por esta Comunidade Intermunicipal, ou ainda o sistema de videovigilância contra incêndios recentemente instalado no território e que, operado pela GNR e a ANEPC, permitirá localizar ignições mais precocemente, aumentando a capacidade de resposta.