A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), na pessoa do seu Primeiro Secretário, Carlos Nogueiro, esteve ontem, 14 de fevereiro, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, para acompanhar o lançamento da obra “Sem Água a Vida É uma Seca”.

Este livro, cujo o acompanhamento esteve a cargo da CIMAA e a coordenação/execução da Cabeçudos – projeto que promove a literacia infantil -, resulta do trabalho coletivo de mais de 650 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, provenientes de todos os 15 concelhos do Alto Alentejo, municípios associados da CIMAA.

“Sem Água a Vida É uma Seca” conta-nos 15 histórias ilustradas por estes alunos, uma por cada município, que se debruçam sobre temas tão relevantes como a “A Água na Vida e a Vida na Água”, a “Captação de Água”, a “Poupança de Água”, ou o “Tratamento de Águas” e que foram discutidos e abordados em conjunto com todas estas crianças em oficinas de escrita que resultaram nas histórias que o livro oferece.

Este é o quarto livro lançado pela Fábrica de Histórias Alto Alentejo, que resulta da candidatura da Cabeçudos ao Programa Garantir Cultura, apoiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020). Conseguiu-se, pela primeira vez, chegar a crianças de todos os 15 municípios do Alto Alentejo, materializando assim um esforço de união em torno de um tema tão relevante como a Água.

A CIMAA, ciente do período particularmente delicado que todo o país atravessa em termos de disponibilidade hídrica, aproveita o magnífico trabalho realizado por estas 666 crianças para apelar ao uso consciente da água, evitando desperdícios e promovendo um consumo sustentável.