A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo acompanhou recentemente as comemorações do Dia da Erradicação da Pobreza e do Dia Mundial para a Igualdade levadas a cabo no Mercado Municipal de Portalegre e nos municípios do Alto Alentejo, sendo em Portalegre presididas pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, e pela Diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, Sandra Cardoso.

À semelhança daquilo que tem acontecido noutros anos, a Rede Social de Portalegre e o Núcleo de Portalegre da Rede Europeia Anti-Pobreza em parceria com os Municípios que constituem o Alto Alentejo, têm vindo a criar dinâmicas de sensibilização para temáticas ligadas à igualdade de género, exclusão social e pobreza. Este ano a ideia foi desenvolver de forma simbólica um jardim onde é possível “semear e colher” princípios de mudança e esperança para a conceção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Às instituições e entidades envolvidas foi lançado o desafio de criarem uma flor em materiais reciclados, que refletissem questões relacionadas com a igualdade de género, a inclusão e a exclusão social e a pobreza, e que representassem princípios de justiça, equidade e igualdade entre todas as pessoas.

Com estas dinâmicas pretende-se promover o trabalho em parceria entre organizações públicas e privadas tendo em vista partilha de experiências e a construção de sinergias locais, bem como debate acerca destas temáticas sociais e do tipo de sociedades que se quer para o futuro. Sempre com o objetivo em mente de desconstruir os estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais.