A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou ontem, 20 de dezembro, no Centro de Congressos de Portalegre, na sessão de abertura do Encontro Distrital “Perspetivas e Expectativas” dedicada à 4ª Geração de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS).

Ao lado da diretora da Segurança Social de Portalegre Sandra Cardoso e da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, a CIMAA teve a oportunidade de explicar como os CLDS, num território de populações dispersas e baixa densidade como o Alto Alentejo, são tão importantes para aproximar pessoas, oferecer novas dinâmicas às freguesias, promover a empregabilidade, acompanhar famílias e estreitar relações entre todos.

À semelhança daquilo que tem sido promovido pelos CLDS, também a CIMAA, em estreita colaboração com os seus 15 municípios, tem trabalhado pela coesão social, pelo apoio às populações mais frágeis, pela articulação entre os setores público e privado e pelo fortalecimento da ligação entre os instrumentos de planeamento municipais e intermunicipais tendo em vista uma maior igualdade social.

Prova disso é, por exemplo, é a recente aprovação em Conselho Intermunicipal do Laboratório de Inovação Social do Alto Alentejo. Este laboratório será um espaço de experimentação para os problemas sociais do território, cuja resolução exige as competências de várias organizações diferentes, que gerará projetos de inovação social, com capacidade de conexão a outras redes nacionais e internacionais, envolvendo instituições e comunidades locais, mobilizar os recursos ao serviço da região e gerar massa crítica para uma maior capacidade ação.

Outro exemplo é dos Cartas Sociais Municipais e da Carta Social Intermunicipal que a CIMAA está a implementar em conjunto com os municípios, que surgem como resposta à necessidade de reforçar os mecanismos de planeamento territorial e de apoio à tomada de decisão. Pretende-se que constituam um instrumento de caráter oficial, global e de fácil acesso, com a informação mais relevante respeitante à rede de serviços e equipamentos sociais de um determinado território.