Teve lugar na passada semana, no Pisão, uma reunião entre representantes da Comissão da Pró-associação de Residentes e Proprietários do Pisão, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, e o município do Crato, na pessoa do seu Presidente, Joaquim Diogo.

Este encontro teve como propósito a apresentação de um ponto de situação aos membros da comissão sobre os trabalhos relativos Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, seguindo a linha de atuação até agora promovida pela CIMAA, que tem procurado a envolvência de todos os atores locais com o propósito de acomodar e garantir as necessidades de todas as partes.

Nesta reunião a Pró-associação pôde também transmitir à CIMAA e ao Município do Crato um conjunto de preocupações relativas à memória coletiva da aldeia e à importância do envolvimento da população no processo de definição da nova aldeia – preocupações que merecerão o maior cuidado e atenção por parte de ambas as entidades gestoras do projeto.

No seguimento da reunião foi também abordada a necessidade de criação de um gabinete pluridisciplinar que apoie e esclareça a população durante todo o processo de transição.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e o Município do Crato têm tido, desde o início de implementação da Barragem do Pisão, o cuidado de envolver todas as partes cujos contributos são indispensáveis para levar o projeto a bom porto.

Neste âmbito, prestar atenção às preocupações, opiniões e necessidades da sociedade civil, nomeadamente os habitantes da aldeia do Pisão, que se situa no terreno da futura albufeira e que será erigida de raiz noutro local, tem uma importância redobrada para todas as partes.