O Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, esteve esta quarta-feira, na Exponor em Matosinhos a participar no seminário sobre financiamento das autarquias locais “uma nova lei de finanças locais e fundos europeus”, organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Na sessão de abertura, que contou com a participação da Presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, concluiu-se que está no bom caminho a assinatura do acordo com a ANMP tendo em vista o financiamento da reabilitação das escolas a nível nacional.

Do programa constaram dois painéis, um primeiro dedicado à nova lei das finanças locais que, defende a ANMP, pode “garantir a sustentabilidade dos municípios e o cumprimento da sua missão de serviço eficiente às populações” e um segundo painel dedicado aos fundos comunitários no qual se desafiou os autarcas a serem sempre os principais protagonistas na criação de valor para os seus territórios.

A sessão de encerramento contou com a participação da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Perante o desafio apresentado por Luísa Salgueiro, que usou novamente da palavra, apelando a uma maior simplificação de processos na atribuição de fundos comunitários, a Ministra da Presidência destacou que o Governo tem feito tudo ao seu alcance para que se mantenha o maior equilíbrio entre a transparência e a eficácia, lembrando também a importância central que a execução de fundos comunitários tem para o desenvolvimento e a coesão a nível nacional.