A CCDR Alentejo, em Évora, recebeu a 1.ª reunião de discussão do Plano de Ação da CIMAA para 2030, contando com a presença do Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, e o Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.

Com esta reunião a CIMAA pôde apresentar e discutir com a CCDR as suas orientações estratégicas para preparar o Plano de Ação que ditará a forma e os eixos através dos quais serão investidos os fundos comunitários do PO Regional Alentejo 2030 atribuídos à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Agora que se entra na fase decisiva de definição do Plano de Ação da CIMAA para 2030, importa destacar o trabalho levado a cabo em conjunto com municípios e agentes privados, que permitirá concluir o ciclo 2020, no fim de 2023, com uma taxa de execução superior a 100%. Ou seja, com uma capacidade de colocação de investimento que vai além dos objetivos inicialmente traçados.

Como tem vindo a ser referido, o próximo ciclo de investimento dará à CIMAA um papel central no desenho e operacionalização das estratégias de coesão para os territórios, aproveitando oportunidades para garantir maior fixação de população, um território mais atrativo para investimento e a melhoria da qualidade de vida das populações.