A CIMAA participou ontem na terceira reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030 – Programa Regional do Alentejo que decorreu no Espaço Moagem – Incubadora de Empresas não Tecnológicas de Saboia.

Em destaque neste encontro estiveram a apresentação e aprovação do Plano de Avaliação e do Plano Estratégico para a Comunicação do Programa Regional Alentejo.

Estes dois Planos são parte fundamental do sucesso do ciclo de investimento 2030 para o Alentejo e de garantia de que as autoridades, empresas e instituições locais podem tirar o melhor partido dos fundos que estarão à sua disposição. O objetivo global do Programa de Avaliação passa pela definição de uma estratégia de avaliação do Alentejo 2030 e resulta da consensualização entre todas as entidades com responsabilidades na coordenação política, técnica e de gestão dos programas do PT2030.

Por seu turno, a Estratégia de Comunicação assegurará o cumprimento das normas da UE, garantindo o propósito de dar a conhecer objetivos, oportunidades de financiamento e principais resultados. Estará alinhada com Estratégia Comunicação Portugal 2030, que prevê um conjunto de ações de comunicação transversais e alinhadas com cinco objetivos estratégicos da UE: Europa mais inteligente, mais verde, mais social, mais conectada e mais próxima dos cidadãos.

O objetivo é garantir que o programa tem um amplo reconhecimento a nível regional, o que, por sua vez, irá contribuir para uma avaliação favorável da utilização dos fundos da União Europeia em Portugal, sobretudo na região.

De recordar que a CIMAA, em conjunto com os municípios e agentes privados, já ultrapassou há largos meses uma taxa de execução superior a 100%, ou seja, com uma capacidade de colocação de investimento que vai além dos objetivos inicialmente traçados e continua a executar investimento no território dentro do ciclo 2020.