O Presidente da CIMAA, Hugo Hilário, marcou presença no Seminário Desporto Adaptado “Nós e o Desporto”, na passada segunda-feira, dia 29 de maio, no Auditório IPDJ, em Portalegre, onde participou na sessão de abertura, juntamente com o vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, António Casa Nova, o Presidente da Direção da CERCI Portalegre, Luís Cardoso, e o Diretor Regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho. Duarte Claudino, técnico da CIMAA, foi moderador do debate “A Técnica Desportiva na CERCI Portalegre”.
O principal objetivo deste seminário, que decorreu durante os dias 29 e 30 de maio, foi a promoção e reflexão acerca do Desporto Adaptado, através da problematização do papel das instituições, das escolas e dos clubes desportivos. No primeiro dia, o evento apostou em painéis sobre a prática do desporto adaptado.
O Presidente da CIMAA destacou a importância das atividades desportivas adaptadas para a democracia e para a inclusão das comunidades, dando como bom exemplo os Jogos do Alto Alentejo, iniciativa promovida CIMAA que este ano já conta a sua XXI edição e que inclui um calendário de Jogos do Alto Alentejo adaptados. O Presidente da CIMAA destacou também o incansável trabalho de investimento que todos os municípios desta comunidade intermunicipal têm desenvolvido tendo em vista o acesso de pessoas de mobilidade reduzida a equipamentos e infraestruturas desportivas.
O segundo dia teve como principal foco a prática desportiva e integrada nos Jogos do Alto Alentejo e na apresentação dos atletas da Seleção Nacional de Basquetebol do Special Olympics de Portugal, no qual a CERCI Portalegre tem dois atletas participantes, sendo esta a primeira vez que tal acontece com pessoas com deficiência do Alto Alentejo.
A CIMAA prima o seu âmbito de atuação diária no desporto em geral e no desporto adaptado em particular, como ferramenta essencial para a promoção da igualdade e da representatividade.