A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo promoveu na passada sexta-feira, no auditório do Instituto Politécnico de Portalegre, uma reunião para abordar a formação para os trabalhadores em funções públicas nos municípios do Alto Alentejo.

Nesta reunião, a CIMAA abordou também junto dos presentes a aquisição do módulo de serviços online do programa MyNet, da Associação de Informática da Região do Centro, financiada pelo FEDER, e cujo objetivo passa por modernizar, dinamizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Administração Pública Local em todo o país.

Com o propósito de proporcionar as todas as populações do Alto Alentejo serviços ainda mais próximos, competentes e adequados às necessidades das pessoas, a CIMAA tem vindo a colocar no topo da sua agenda de prioridades um processo profundo de modernização administrativa.

Este esforço engloba, por exemplo, investimentos como a criação do Centro de Serviços Partilhados, de mais de 3 milhões de euros, que suporta as infraestruturas de computação e comunicação da administração local do território. Em pleno funcionamento este sistema garante comunicações seguras, que se traduzem em plataformas centralizadas de colaboração como serviço de e-mail, comunicações unificadas, alojamento de plataformas web ou sistemas de informação geográfica, mas também soluções de virtualização de servidores e ambiente de trabalho, acesso remoto a aplicações, sistemas de atendimento multicanal e soluções de desmaterialização de processos.

O caminho trilhado pela CIMAA, em conjunto com todos os seus municípios associados, de melhoria e simplificação dos processos e serviços prestados pela Administração Pública no território, faz-se da conjugação destas duas necessidades. Por um lado, investir em mais e cada vez melhores infraestruturas de serviços e soluções de trabalho. Por outro, acompanhar este investimento de boa formação aos funcionários da administração pública, por forma a que estes possam melhor servir as necessidades das populações e do território.