O Webinar Interregional ‘Estado da Arte’ do Projeto RAMSAT, coordenado pela CIMAA, realizou-se esta quinta-feira, dia 2 de julho, tendo sido feitas apresentações pelos parceiros e concluindo-se os trabalhos com um debate sobre ‘Como incluir a comunidade no desenvolvimento dos planos de ação futuros’.

Concebido para proteger o património natural e cultural das áreas remotas e montanhosas através do Turismo Alternativo Sustentável, o Projeto RAMSAT pretende concretizar vários eventos por toda a Europa com os seus parceiros, desde o Parque Natural da Serra de S. Mamede (Portugal) até às Colinas de Pleven (Bulgária), passando pela Marginimea Sibiului (Roménia), pelas Colinas de Sava (Eslovénia)), pelo Sistema ibérico (Espanha) e pelas montanhas de Sperrin (Reino Unido/Irlanda do Norte).

O “considerável potencial para o turismo” das áreas remotas e montanhosas é “frequentemente mal utilizado, através do turismo de massa que prejudica a frágil biodiversidade e a particularidade dessas áreas”, explica a CIMAA.

“Equilibrando os aspetos ambientais, económicos e socioculturais”, os parceiros do Projeto RAMSAT desenvolvem planos de ação para “defender a biodiversidade e preservar o meio ambiente natural, aumentando o número de visitas a locais de património cultural e natural”.

Decorreu também esta sexta-feira, dia 3 de julho, a reunião de coordenação do projeto, onde estiveram presentes os vários parceiros.RAMSAT_reuniao1RAMSAT_reuniao2RAMSAT_reuniao3RAMSAT_reuniao4