A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foi representada na conferência “Contratos de Serviço Público de Passageiros de 1.ª Geração – Balanço e Futuro”, que decorreu ontem, 9 de janeiro, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. A programação contou com quatro painéis de debate acerca de assuntos estruturantes que envolvem esta temática e também com as intervenções dos Secretários de Estado da Mobilidade Urbana e da Administração Local e do Ordenamento do Território, Jorge Delgado e Carlos Miguel, respetivamente.

Ambos referiram a importância dos transportes na vida dos cidadãos, bem como o contributo “enorme” que a mais recente Portaria 7.ª/2024 tem na mobilidade e transportes públicos, tornando “totalmente gratuitos” os passes de estudante (até aos 23 anos). “Os benefícios são vários, mas destaco os que surgem ao nível do bem-estar das pessoas, mas também das câmaras municipais e comunidades intermunicipais, que acabam por ficar mais folgadas, uma vez que os custos associados passarão a ser efetuados pela administração central”, acrescentou o governante Carlos Miguel.

Relembramos que foi em 2016 que 14 dos 15 municípios do Alto Alentejo assinaram a delegação de competências na área da mobilidade e transportes para a CIMAA, com exceção do concelho de Portalegre, que assume essa gestão. Desde aí, esta comunidade assume-se como Autoridade de Transportes do Alto Alentejo e assume o compromisso de prestar um serviço de qualidade a todos os utentes.