A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve reunida no Crato com a Câmara Municipal do Crato, com a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso e com a Comissão da Pró-associação de Residentes e Proprietários do Pisão na passada segunda-feira, dia 30 de janeiro.

Este encontro, em linha com o constante trabalho de envolvência de todas as associações e entidades locais, por parte da CIMAA, teve como objetivo a apresentação de um ponto de situação dos trabalhos relativos ao Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, a todos representantes dos habitantes presentes na ocasião.

Foram apresentadas as linhas gerais daquilo que será o Plano de Ação do Realojamento da População da Aldeia do Pisão, tendo sido acordado o agendamento de uma reunião mensal entre os presentes tendo em vista o seu acompanhamento e participação nas diferentes componentes do Plano de Realojamento.

A Pró-associação de Residentes e Proprietários do Pisão aproveitou esta oportunidade para transmitir um conjunto de preocupações relativas à memória coletiva da aldeia e à importância do envolvimento da população no processo de definição da nova aldeia.

A CIMAA, enquanto entidade gestora do projeto de Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, tem encarado com constante zelo e seriedade as preocupações, opiniões e necessidades da sociedade civil. As necessidades dos habitantes da aldeia do Pisão, que se situa no terreno da futura albufeira e que será erigida de raiz noutro local, têm uma importância redobrada para todas as partes.