A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu, na passada sexta-feira, uma reunião com técnicos municipais dos municípios do Alto Alentejo, com o objetivo de abordar as candidaturas de apoio a projetos que tenham como objetivo a realização de medidas ou ações destinadas a promover a redução da deposição de resíduos em aterro, atuando a montante na recolha de resíduos, e cujo aviso será lançado pela CIMAA, em parceria com o Fundo Ambiental (FA).

Nesta reunião, na qual estiveram presentes representantes da VALNOR e da AREANATejo, foi debatido o programa de apoio RecolhaBIO – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos,

Estas candidaturas têm como principal objetivo o financiamento de investimentos já realizados, a realizar ou a decorrer e que tenham um contributo positivo para o aumento da quantidade e qualidade da reciclagem dos resíduos recolhidos seletivamente, promovendo a redução da deposição de resíduos em aterro.

Por outro lado, procura-se também o financiamento de projetos que promovam o aumento da capacidade de entidades gestoras municipais de assegurar a recolha seletiva de resíduos urbanos, e biorresíduos em particular, devendo incluir infraestruturação e aquisição de equipamentos associados a este serviço e subsidiariamente, a sensibilização dos utilizadores para melhorar as suas práticas.

O protocolo entre a CIMAA e o FA, bem como os moldes da abertura de avisos, foram apreciados positivamente na reunião do Conselho Intermunicipal do passado mês de junho, estando a CIMAA a aguardar indicações do FA, tendo em visto a sua assinatura.

O Fundo Ambiental estabelece-se como uma plataforma de financiamento no apoio de políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável e é nesse contexto que surgiu a possibilidade de realizar um Protocolo entre o Fundo Ambiental e cada uma das comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas.

A assinatura deste protocolo materializa mais um importante passo dado pela CIMAA e por todos os municípios do Alto Alentejo no sentido de promover a proteção do meio-ambiente. Este é também um importante momento de sensibilização das nossas populações para que sejam empregues esforços, no dia-a-dia de todos, com objetivo de reduzir significativamente os resíduos que produzimos e a forma como os acondicionamos.

Só assim podemos garantir às gerações futuras um Alto Alentejo verde, sustentável e promotor de boas práticas de reciclagem e gestão de resíduos.